Medievo

Páginas: 10 (2344 palavras) Publicado: 16 de março de 2015




Idade Média

A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (queda de Roma) ao ano de 1453 (a queda de Constantinopla). Este período apresenta uma divisão, a saber:

Primeira Idade Média (séculos V-VIII d.C.): época marcada pelo fim do Império Romano e pela fusão dos três elementos que definiram o período medieval: a herança romana clássica, a herança germânica e ocristianismo. Neste período, surgem os primeiros reinos bárbaros e forma-se o Império Muçulmano.
Alta Idade Média (séculos VIII-X d.C.): época marcada pelo aparecimento do primeiro Estado medieval (Império Carolíngio), responsável pelo fortalecimento político e econômico da Igreja Católica, pela cristianização da Europa Ocidental e, finalmente, por uma nova onda de invasões bárbaras (Vikings,muçulmanos e magiares).
Idade Média Central (séculos XI-XIII d.C.): época da consolidação do Feudalismo, do crescimento econômico e, por conseqüência do florescimento urbano, comercial e intelectual.
Baixa Idade Média (XI-XV d.C.): época de crise do sistema feudal e de transição para a modernidade.

Alta Idade Média: período do século V ao século IX é caracterizado pela formação do Sistema Feudal. Nesteperíodo observa-se os seguintes processos históricos: a formação dos Reinos Bárbaros, com destaque para o Reino Franco; o Império Bizantino -parte oriental do Império Romano - e a expansão do Mundo Árabe. Grosso modo, a Alta Idade Média representa o processo de ruralização da economia e da sociedade européia.

Os Reinos Bárbaros
Para os romanos, "bárbaro" era todo aquele povo que não possuía umacultura greco-romana e que, portanto, não vivia sob o domínio de sua civilização. Os bárbaros que invadiram e conquistaram a parte ocidental do Império Romano eram os Germânicos, que viviam em um estágio de civilização diferente em relação aos romanos. Eles não conheciam o Estado e estavam organizados em tribos. Para os romanos, “bárbaro” era todo aquele que vivia fora dos limites romanos. Osreinos bárbaros espalharam-se pela Europa da seguinte maneira: Francos (França), anglo-saxões (Inglaterra), Visigodos (Espanha), Suevos (Portugal), Ostrogodos (Itália), Lombardos (norte da Itália) e Vândalos (norte da África).

Os Germanos não conheciam o Estado, vivendo em comunidades tribais - cuja principal unidade era a Família. A reunião de famílias constituía um Clã e o agrupamento de clãsformava a Tribo.
Modo de Produção Comunal Primitivo:

Não existe propriedade privada da terra. Os líderes determinam, anualmente, o local do solo comum a ser cultivado e são distribuídas as frações aos clãs. As redistribuições periódicas evitam desequilíbrio entre as riquezas de clãs e famílias. Os rebanhos são propriedades particulares e proporcionam a riqueza dos líderes guerreiros das tribos.

Nãohavia chefes em períodos de paz com autoridade sobre todo o povo. Os chefes militares eram eleitos em época de guerra. Muitos clãs são matrilineares. Os primeiros invasores, apesar da crescente diferenciação social, ainda eram comunidades primitivas, pois: nunca possuíram um Estado de longa duração. A religião era politeísta e seus deuses representavam as forças da natureza.

O contato entre Romae os bárbaros, a princípio, ocorreu de forma pacífica até meados do século IV. A partir daí, a penetração germânica deu-se de forma violenta, em virtude da pressão dos hunos. Também contribuíram para a radicalização do contato: crescimento demográfico entre os germanos, a busca por terras férteis, a atração exercida pelas riquezas de Roma e a fraqueza militar do Império Romano. Entre os povosgermânicos, os Francos são aqueles que irão constituir o mais importante reino bárbaro e que mais influenciarão o posterior desenvolvimento europeu.

O Reino Franco: a história do Reino Franco desenvolve-se sob duas dinastias: Dinastia dos Merovíngios (século V ao século VIII) e Dinastia dos Carolíngios ( século VIII ao século IX ).

Os Merovíngios: O unificador das tribos francas foi Clóvis (neto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Diabo no Medievo
  • A sociedade no medievo
  • Resumo de textos clássicos: medievo
  • Alimentacão e drogas no medievo
  • pensamento politico medievo
  • A concepção de infância no medievo ocidental cristão
  • A Fundamentação do Primado Pontifício na Antiguidade e a Origem da Universidade no Medievo
  • O PODER DA IGREJA NO MEDIEVO: O CRISTIANISMO NO OCIDENTE E NO ORIENTE.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!