Historia Da MAQUIAGEM E Da MODA

Páginas: 32 (7816 palavras) Publicado: 16 de março de 2015
 Trabalho de Maquiagem
Angélica Moreira







Letícia Zambalde









Belo Horizonte,2015


Historia da MAQUIAGEM e da MODA
























O que é maquiagem?

Segundo o dicionários, maquiagem, maquilagem, ou ainda, maquilhagem, e aplicação de substâncias especificamente para o corpo, com efeito cosmético de embelezamento ou disfarce, seguindo na maioria dos casos, as tendências damoda.

A maquiagem é um item indispensável do mundo da moda. Ela é usada também em outros ramos além da estética: como por exemplo, no teatro e no cinema, e alguns ritos religiosos.

A maquiagem para função estética começou a ser usada pelos egípcios, e pintavam-se de maneira bastante original .

Nos dias de hoje, o usos da maquiagem tem sido muito valorizado. Principalmente por causa dodesenvolvimento de novas técnicas no setor e também por sua facilidade de divulgação através dos meios de comunicação.


















PEQUENA CRÔNICA DA BELEZA DOS SÉCULOS XVII E XVIII


Quando pensamos nos modos de vestir e de se maquiar dos séculos XVII e XVIII, lembramos imediatamente de artifício e exagero! Não é para menos, visto que na corte, quem ditava a moda eram personagens grotescos,amarrados em seus espartilhos, maquiados em excesso... Pelo menos foi esta imagem que marcou a história e não podemos negar que os fatos realmente se desenrolaram desta forma.



BARROCO
 Desde o fim do século XVI, o barroco se evidenciara e uma novela estética foi ganhando as artes e a filosofia. Descartes passou a enxergar o mundo como uma mecânica, com engrenagens, cordas, polias... Era uma época naqual as pessoas ainda viajavam com as janelas fechadas, não apreciavam a paisagem, detestavam a natureza, a desordem e os camponeses. A natureza era tida como algo insuportável, medonho, apenas jardins com perspectivas infinitas geometricamente elaborados eram tolerados. Da mesma forma, o corpo humano era estruturado, fechado. Os bustos deviam ser extremamente apertados, o pescoço também. Aspessoas se escondiam e se protegiam em uma época cheia de artifícios.



NASCIMENTO DA PALAVRA MAQUIAGEM
Enquanto a corte tendia a uma crescente moralização, o uso de artifícios passou a simbolizar um valor emancipador: a corrente preciosa tão criticada por Molière exaltava a inteligência do espírito e o refinamento do corpo. A palavra ‘maquiagem’ nasceu nesta época, mas em um sentido pejorativo:maquiar significava esconder o jogo, enganar.


Desde a antiguidade grega, as pessoas usavam óxido de chumbo (produto extremamente tóxico) no rosto, no pescoço, nos braços e na garganta. No inicio do século XVIII, as preciosas passaram a fabricar seus próprios produtos com gordura de cordeiro e produtos orientais. “Banhos de água de bezerro, pomadas de água destilada de flor de lírio, de flores de fava,sucos de limão destilados em banho-maria e óleo de talco....” as pessoas da época nocentemente acreditavam que produtos brancos tornariam a pele mais branca...




A TEZ BRANCA
A pele branquíssima era importante, pois evocava o efeito de estátua e, por extensão, lembrava a imagem da Virgem Maria, tão cultuada na Idade Média. Ter a pele branca significava possuir um rosto puro, sem manchas oucicatrizes. Por esta razão, as “Preciosas” branqueavam a pele e não se bronzeavam: durante os passeios ao ar livre, elas usavam máscaras que seguravam pelos dentes, o que também evitava as conversas.




AMOR PELA COR VERMELHA
Durante o reinado de Luís XIV, a cor vermelha passou a significar o amor, a emancipação, mas também o adultério, a falta de pudor. Em uma época de desenvolvimento do ateísmo, deabandono do culto à Virgem Maria, as pessoas começaram a valorizar a ostentação e o culto da beleza.

O REI FRANCÊS
A influência real era imensa: o rei regia a ópera, a dança , o teatro, ele era inclusive o primeiro ministro da cultura. Luís XIV fez de seu reinado um reinado da estética. Ele dançava maquiado de vermelho e de rosa e os homens o imitavam, colocava pintinhas artificiais de tecido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da Maquiagem
  • História da maquiagem
  • história da maquiagem
  • historia da maquiagem
  • Moda e maquiagem pelas décadas
  • a historia da maquiagem
  • História da maquiagem
  • HISTÓRIA DA MAQUIAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!