O PODER DA IGREJA NO MEDIEVO: O CRISTIANISMO NO OCIDENTE E NO ORIENTE.

Páginas: 10 (2473 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
O PODER DA IGREJA NO MEDIEVO: O CRISTIANISMO NO OCIDENTE E NO ORIENTE.


RESUMO


O presente texto terá por finalidade abordar as características da Igreja Católica no período medieval. Abordando os métodos da religião e da religiosidade, inter-relacionando-a entre as culturas do Ocidente e do Oriente. Também levarei em consideração as perspectivas da Igreja, trazendo sua relação entre aelite e o povo, um pouco de sua organização interna, seus métodos para se impor como a única religião oficial no mundo, suas consequências na vida cotidiana do povo, e seus benefícios em relação a cultura cotidiana e popular, como as artes no medievo. A igreja foi à instituição que praticamente dominou toda a vida do homem no período medieval, seja através das formas político-econômicas, desde avida privada e íntima do mesmo. Seu poder foi imbatível e controlador na sociedade medieval, utilizando de aspectos brutos, mas também contribuindo para a história da humanidade. A religião/religiosidade sempre foi um fator preponderante para a vida do homem, este sempre “necessitou” de uma manifestação superior para reger sua vida. Com isto, a igreja surgiu para “manifestar as ações de Deus na vidado homem”.


Palavras-chave: Cristianismo. Ocidente. Oriente.


1 INTRODUÇÃO

Podemos perceber por toda história da humanidade, até os dias atuais, que sempre o homem teve a necessidade de se reinventar, e reinventar o mundo que o cerca, causando-lhe consequentemente diversas transformações. O presente texto terá por objetivo abordar essas transformações feitas pelos homens no PeríodoMedieval, que se inicia no século V, e vai até o século XV. O Medievo, ou a Idade Média, foi um período de muitas transformações no mundo (principalmente na Europa, no Ocidente). Com o declínio de Roma, o povo que lá habitava, perdeu sua instabilidade, fazendo com que os povos, considerados pela historiografia, como bárbaros germânicos, saíssem da Roma em ruínas, e migrassem para outras regiões,formando novas cidades. Porém o que será discutido aqui, serão a religião e a religiosidade nessas novas cidades criadas no medievo, e a forma com que ela se constituiu como tal.
Contudo, o cristianismo se deu e teve suas origens a partir do império romano, que em pouco tempo tornou-se a religião oficial da mesma. Foi em Roma que boa parte dos dogmas religiosos se deu. As perseguições tambémcomeçaram a partir da Antiguidade, muitos esforços foram feitos para conquistar fiéis, mais não foi tão fácil assim, pois houve bastantes resistências do povo. A religião teve sua base e se fortaleceu em Roma, mais quando a mesma chegou ao seu fim, à religião cristã foi à instituição que permaneceu da “velha Roma”, porém de forma abalada. Mas com o início da Idade Média, essa mesma religião se fortaleceunovamente, tornando-se a religião quase preponderante no mundo.
Desenvolverei esta nova religião que estava tomando sua força e que dura até os dias de hoje a seguir.


2 Igreja/religião Católica Ocidental e Oriental

A Idade Média durou aproximadamente 1.000 anos, foi um período de grandes transformações para todo o mundo. Esse período tem como marco, a queda de Roma no ano de 476, e seu fimocorreu com a queda de Constantinopla, em 1453. A Idade Média se divide em Ocidental e Oriental, cada um teve seu modo diferente de se organizar, e todo esse sistema vai girar em torno de uma entidade bastante forte nesse período, que é a Igreja Católica.
Na Alta Idade Média, onde tudo estava se formando novamente, após o declínio de Roma, e as diversas invasões e migrações germânicas, todo omundo estava desfalecido, porém a Igreja ainda continuou “viva”. Seu poder vem desde o Império Romano, onde o Romanismo (ou como é mais conhecido, Cristianismo) em um dado momento passou a ser a religião oficial para o Estado. Seu poder era tão grande, que mesmo Roma em ruinas, ela se manteve e se perpetuou até os dias atuais.
No ocidente, a partir do declínio de Roma, constituísse uma nova...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oriente e ocidente
  • IGREJA ORIENTE
  • A história do mundo entre o ocidente e o oriente
  • CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE
  • Estabelecimento do ocidente com oriente
  • Ocidente x oriente
  • comportamento mulher ocidente e oriente
  • O Cristianismo e o Islamismo no Ocidente Medieval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!