A sociedade no medievo

Páginas: 4 (834 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
“A ESPADA SARRACENA”: A SOCIEDADE NO MEDIEVO

Ramiro Teles de Meneses Filho

O filme a espada sarracena do diretor William Castle, de 1954, tenta explicar um pouco da sociedade noperíodo da idade média, apresenta a História da sociedade daquele período e mostra que desde das primeiras épocas históricas havia quase por toda parte uma completa divisão da sociedade em classesdistintas, numa escala graduada de condições sociais. Na sociedade medieval a transgressão do preceito religioso era de muita absurdidade, pois o pecado era uma violação da conduta ética e moral docidadão. Porém na idade média, uns dos pecados era uma pessoa nascer plebeu, pois era um perdão que o ser humano não poderia ter.
A burguesia moderna, que brotou das ruinas da sociedadefeudal, não aboliu os antagonismos de classe, não fez se não substituir novas classes, novas condições de opressão, novas formas de lutas às que existiram no passado. O que eu quero dizer é que a burguesiade certa forma, herdou alguns traços característicos da sociedade medieval, homens livres e escravos, patrício e plebeu, barão e servo.
A idade média, idade medieval, era medieval oumedievo foi o período da História ocidental ou História da antiguidade. Neste período a influencia da Igreja é total sobre toda a sociedade, esta encontra-se dividida em três classes: clero, nobreza epovo. O clero pertencia a função religiosa, a nobreza é a classe proprietária de terras, e o povo era a maioria da população que trabalhava para as outras classes, constituídos pelos servos. Ailustração feita no filme sobre a época reflete bem esse período.
O filme também mostra a mais alta classe da sociedade medieval, a nobreza, pois como já sabemos, os nobres naquela época eram osgrandes detentores de propriedades, viviam em grandes castelos e possuíam prestigio na sociedade medieval. Eles tinham alguns privilégios sobre o qual as outras classes não tinham, não pagavam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medievo
  • O Diabo no Medievo
  • Resumo de textos clássicos: medievo
  • Alimentacão e drogas no medievo
  • pensamento politico medievo
  • A concepção de infância no medievo ocidental cristão
  • Sociedade
  • SOCIEDADES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!