Medicina

Páginas: 15 (3532 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Centro de Ensino “Almirante Tamandaré”
São Luis,20 de outubro de 2013
Componentes: Amanda Kyllen N° 2,Bruna Grabriele N° 5,Bruno Carvalho N° 6,Debora N° 9,Ester de Jesus N° 10,Gabriel Soares N° 12,Leonardo Oliveira N° 20 e Thalyson Jose N°28
Prof: Salio Dalan


TRABALHO DE QUÍMICA

Assunto: MEDICINA NUCLEAR




Trabalho dirigido á disciplina
de Química para a obtenção
denotas.








SÃO LUIS
2013-10-22
APRESENTAÇÃO:
Este trabalho vem falar sobre a medicina nuclear na qual esta é muito importante para os dias de hoje.Pra começar este trabalho nós temos uma pequena introdução que fala um pouco sobre a medicina nuclear que por sinal fala das partículas alfa e beta que são muito úteis no ponto de vista terapêutico por possuírem alta energia.
A cadaparágrafo que for apresentado nós iremos aprender muito sobre este assunto,começando pela utilização das partículas ate o cranco.



























SUMÁRIO:
INTRODUÇAO
TIPOS DE RADIAÇAO UTILIZADAS
TIPOS DE RADIOFÁRMACOS UTILIZADOS
UTILIDADE E RISCO
SISTEMA NERVOSO CENTRAL : CINTILOGRAFIA CEREBRAL
ENDOCRINOLOGIA
PNEUMOLOGIA : CINTILOGRAFIA PULMONAR
CARDIOLOGIANUCLEAR
NEFROLOGIA NUCLEAR
OSTEOARTICULAR
CRANCO : CINTILOGRAFIAS ONCOLÓGICA
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA















INTRODUÇÃO:

A medicina nuclear permite observar o estado fisiológico dos tecidos de forma não invasiva, através da marcação de moléculas participantes nesses processos fisiológicos com isótopos radioactivos. Estes, denunciam sua localização por emitiremradiação nuclear (onda eletromagnética de comprimento de 0,01nm a 1nm = espectro dos raios gama). A detecção localizada de muitos fótons gama com uma câmara gama permite formar imagens ou filmes que informem acerca do estado funcional dos órgãos. A maioria das técnicas usa ligações covalentes ou iónicas entre os elementos radioactivos e as substâncias alvo, mas hoje já existem marcadores maissofisticados, como o uso de anticorpos específicos para determinada proteína, marcados radioactivamente. A emissão de partículas beta ou alfa, que possuem alta energia, pode ser útil do ponto de vista terapêutico, para destruir células ou estruturas indesejáveis mas não formam imagem.
Centros de Medicina Nuclear existem em regra apenas nos hospitais centrais, ou em clínicas privadas.Tipos de Radiação Utilizados
1. Partícula Beta: consiste num Elétron, podendo portanto ser utilizado em terapia como por exemplo no tratamento de hipertiroidismo e do cancro da tiroideia, doença de Plummer, através do uso do Iodo-131 (terapêutica com Iodo radioactivo).
1. Posítron: é a antipartícula do elétron. Consiste num "elétron" de carga positiva. É o tipo de radiação utilizada nosexames de PET (Positron Emission Tomography - Tomografia por Emissão de Posítrons). O principal radiofármaco utilizado nesse tipo de exame é o FDG (Glicose marcada com Fluor-18).
1. Radiação Gama: é um fóton, ou seja, energia (onda eletromagnética). Os raios gama têm origem nos núcleos atómicos, e são utilizados na grande maioria dos exames em medicina nuclear. Os raios gama são detectados porum equipamento apropriado, a Câmara Gama. O principal radionuclídeo emissor de radiação gama utilizado em medicina nuclear é o Tecnécio.
Tipos de Radiofármacos Utilizados
Um radiofármaco incorpora dois componentes. Um radionuclídeo, ou seja, uma substância com propriedades físicas adequadas ao procedimento desejado (partícula emissora de radiação beta, para terapêutica; ou partícula emissora deradiação gama, para diagnóstico) e uma vector fisiológico, isto é, uma molécula orgânica com fixação preferencial em determinado tecido ou órgão. Essencialmente, os radionuclídeos são a parte radioactiva dos radiofármacos. Mas estes também possuem uma molécula (não radioactiva) que se liga ao radionuclídeo (marcação radioactiva) e o conduz para esse órgão ou estrutura que se pretende estudar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medicina
  • Medicina
  • medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!