Medicina

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
A Medicina Nuclear é uma especialidade médica relacionada à Imagiologia que se ocupa das técnicas de imagem, diagnóstico e terapêutica utilizando partículas ou nuclídeos radioactivos.
"A MedicinaNuclear está para a Fisiologia como a Radiologia para a Anatomia". A Medicina Nuclear permite observar o estado fisiológico dos tecidos de forma não invasiva, através da marcação de moléculasparticipantes nesses processos fisiológicos com isótopos radioactivos. Estes, denunciam sua localização com a emissão de partículas detectáveis, sob a forma de raios gama (fóton). A detecção localizada demuitos fótons gama com uma câmara gama permite formar imagens ou filmes que informem acerca do estado funcional dos órgãos. A maioria das técnicas usa ligações covalentes ou iónicas entre os elementosradioactivos e as substâncias alvo, mas hoje já existem marcadores mais sofisticados, como o uso de anticorpos específicos para determinada proteína, marcados radioactivamente. A emissão de partículasbeta ou alfa, que possuem alta energia, pode ser útil do ponto de vista terapêutico, para destruir células ou estruturas indesejáveis.
A Organização Mundial da Saúde assim define a Medicina Nuclear: “AMedicina Nuclear é a especialidade que se ocupa do diagnóstico, tratamento e investigação médica mediante o uso de radioisótopos como fontes radioativas abertas.”
A Sociedade Brasileira de Biologia,Medicina Nuclear e Imagem Molecular a define como “a especialidade médica que emprega fontes abertas de radionuclídeos com finalidade de diagnóstico e de terapia.”
Trata-se de uma especialidademédica (que é ramo da Radiologia) que se fundamenta na utilização da energia nuclear para fins médicos de diagnóstico e de terapia mediante o uso de substâncias conhecidas na física como isótoposradioativos porque emitem radiações.
Como recurso diagnóstico, a Medicina Nuclear é um meio seguro e eficiente, em geral indolor e não invasivo, para se obter informações que, de outra maneira, seriam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medicina
  • Medicina
  • medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!