Mecânica dos Solos Tipos de Solos

Páginas: 8 (1900 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
FACULDADE REDENTOR DE CAMPOS
ENGENHARIA CIVIL




MAURO PARAVIDINI DOS SANTOS





LISTA 1 E 2 DE MECÂNICA DOS SOLOS









Campos dos Goytacazes - RJ
2015
1 - O que é solo? (Apresente uma definição geral e uma com enfoque na Mecânica dos Solos)

Solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos detrês fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
 
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo do tempo.
 
O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes óticas. Para um engenheiro agrônomo o solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida (vegetal e animal). Paraum biólogo, através da ecologia e da pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas e habitats dos seres vivos.
 
Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção.
 
2 - Quanto àsua origem como são classificados os tipos de solo? (Apresente definição sobre cada um deles)
Solos residuais – são os que permanecem no local da rocha de origem (rochamãe), observando-se uma gradual transição da superfície até a rocha. Para que ocorram os solos residuais, é necessário que a velocidade de decomposição de rocha seja maior que a velocidade de remoção pelos agentes externos. Estandoos solos residuais apresentados em horizontes (camadas) com graus de intemperismos decrescentes, podem-se identificar as seguintes camadas: solo residual maduro, saprolito e a rocha alterada.
Solos sedimentares ou transportados – são os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser aluvionares (quando transportados pela água), eólicos (vento), coluvionares (gravidade) e glaciares(geleiras).
Solos orgânicos – originados da decomposição e posterior apodrecimento de matérias orgânicas, sejam estas de natureza vegetal (plantas, raízes) ou animal. Os solos orgânicos são problemáticos para construção por serem muito compressíveis. Em algumas formações de solos orgânicos ocorre uma importante concentração de folhas e caules em processo de decomposição, formando as turfas (matériaorgânica combustível).

 
3 - Quais os principais problemas associados aos solos, do ponto de vista da mecânica dos solos? Que causas podem estar ligadas a tais problemas?
A desintegração (intemperismo físico) é a ruptura das rochas inicialmente em fendas, progredindo para partículas de tamanhos menores, sem, no entanto, haver mudança na sua composição. Nesta desintegração, através de agentescomo água, temperatura, pressão, vegetação e vento, formam-se os pedregulhos e as areias (solos de partículas grossas) e até mesmo os siltes (partícula intermediária entre areia e argila). Somente em condições especiais são formadas as argilas (partículas finas), resultantes da decomposição do feldspato das rochas ígneas.
a) expansão diferencial por alívio de tensões: como as rochas foram formadassob pressões elevadas quando comparadas com as que ocorrem na superfície terrestre, a ocorrência de um processo geológico qualquer, poderá provocar um alívio nas pressões atuantes sobre a rocha, ocasionando o seu fraturamento em blocos dos mais diversos tamanhos, com o aparecimento de juntas ou diaclases que permitirão o ataque de outros agentes do intemperismo;
b) crescimento de cristaisestranhos à rocha: nas fendas das rochas, a existência de sais que se expandem quando cristalizados, aumentando as dimensões destas fendas devido às tensões geradas por esse crescimento;
c) contração e expansão térmica alternada: leva ao fraturamento mecânico, sendo importante nas regiões áridas onde esta variação é pronunciada.

A decomposição (intemperismo químico) é o processo onde há modificação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MECANICA DOS SOLOS
  • Mecanica dos Solos
  • Mecanica dos Solo
  • Mecanica dos solos
  • Mecânica dos Solos
  • Mecânica dos Solos
  • mecanica dos solos
  • Mecânica de solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!