McGregor

Páginas: 4 (924 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014







Douglas McGregor e a Teoria X e Y










Trabalho apresentado como requisito ao curso de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Florianópolis – comorequisito parcial para disciplina de Introdução a Administração - CAD7001.




Florianópolis, 2014
Douglas McGregor e a Teoria X e Y.
Segundo Nunes, 2010, Douglas McGregos era um psicólogosocial norte-americano, Douglas McGregor nasceu em 1906, em Detroit. Durante o liceu teve diversos trabalhos noturnos, tais como tocar piano e órgão numa capela. Desta forma familiarizou-se bastantecom as condições laborais e seus problemas. 
Figura pioneira no campo das relações industriais, Douglas McGregor estudou no Colégio Oberlin e na Universidade estatal de Wayne, onde se graduou no ano dede Harvard em 1935. 
McGregor casou ainda novo, durante os anos dedicados aos seus estudos, e nessa altura, para poder trabalhar e ganhar dinheiro para suportar os encargos familiares,desistiu de estudar durante cinco anos. Trabalhou como gasolineiro em Buffalo e mais tarde tornou-se gerente das estações de gasolina da área de Detroit. Este trabalho permitiu-lhe aprender vários conceitossobre gestão. Mais tarde voltou aos seus estudos e após a sua formação em Harvard, deu aulas nesta Universidade durante dois anos e foi professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, desde1937. Foi o primeiro professor de Psicologia a tempo inteiro deste instituto.
Neste instituto dois terços do seu tempo foram passados a ensinar e também como diretor do departamento de relaçõesindustriais, que ajudou a fundar. O resto do tempo era utilizado como consultor em assuntos industriais. De 1943 a 1945 foi diretor de relações industriais e consultor de recursos humanos na companhiaDewey Almy em Cambridge.
McGregor demitiu-se da presidência do colégio Antioch para se voltar a juntar ao Instituto de Massachusetts na sua nova escola de Administração industrial criada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Douglas mcgregor
  • Douglas McGregor
  • TEORIA DE MCGREGOR
  • Douglas McGregor
  • Douglas McGregor
  • Douglas McGregor
  • Douglas Mcgregor
  • Douglas Mcgregor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!