Douglas McGregor

Páginas: 5 (1158 palavras) Publicado: 19 de junho de 2014
A contribuição de Douglas McGregor é certamente uma das mais relevantes em toda a história do estudo da administração como ciência, técnica e arte.
Em seu livro The human side of enterprise (1960), ele propôs a existência de duas maneiras básicas da interpretação da natureza humana, comparando dois estilos opostos e antagônicos de administrar, sendo um com uma abordagem tradicional,mecanicista e pragmática e outra com concepções modernas a respeito das relações humanas, que ele denominou Teoria X e Teoria Y.
Segundo a Teoria X, o Operário típico é preguiçoso, não gosta de trabalhar e evita ao máximo o esforço produtivo, eles precisam ser coagidos, controlado e ameaçados com punições para que trabalhem de acordo com os padrões de produtividade exigidos. Além disso, os trabalhadoresevitam assumir responsabilidades no trabalho.
Para a Teoria X, a motivação ocorre apenas ao nível das necessidades básicas, sobretudo de segurança. Então, se fundamentalmente a motivação das pessoas consiste na busca pela satisfação de suas necessidades de segurança, ou seja, salário, recursos, condições, segurança no emprego, isso tudo vai levar a organização a ter uma lógica de sustentar o seudiscurso e a sua prática em função das necessidades básicas já que as pessoas são motivadas fundamentalmente pela busca da satisfação de suas necessidades básicas, sem grandes ambições.
Na Teoria Y a visão para um operário é muito mais positiva, dizendo que este geralmente encara o trabalho de forma mais natural e pode até encontrar prazer na atividade produtiva, eles têm a capacidade de exercerautocontrole e autodireção, dispensando uma supervisão rígida. Tem mais facilidade a aceitar e assumir responsabilidades no trabalho e são mais comprometidas, Além disso, exercem mais a imaginação e criatividade, agindo com mais iniciativa e com mais capacidade para tomar decisões sendo que estas características não são exclusivas dos gestores.
Sendo assim, os gestores que decidem optar por umaTeoria X costumam tratar seus liderados a base de punições e premiações para controlá-los. Já os que utilizam a teoria Y adotam uma gestão mais flexível, onde procuram encorajar e incentivar os trabalhadores a serem mais participativos na definição dos trabalhos e permitindo-lhes ter responsabilidades.
Abraham Maslow
Foi um dos pioneiros no estudo da motivação para o trabalho, investigando asnecessidades humanas e suas contribuições motivacionais para o ambiente de trabalho, Propôs uma hierarquia de necessidades.
A noção de que as necessidades humanas estão organizadas numa espécie de ordem ou hierarquia e estas desempenham um papel importante na motivação, Maslow disse que As necessidades humanas estão hierarquizadas segundo o seu valor, e uma manifestação de uma necessidade baseia-sena satisfação prévia de outra mais importante ou permanente. E além disso, nenhuma necessidade deve set tratada de maneira isolada, pois todas de relacionam com o estado de satisfação ou insatisfação das outras necessidades.
Para Maslow as necessidades fisiológicas estão na base da hierarquia. As pessoas procuram satisfazê-las antes de se preocupar com as de nível mais elevado. São entendidascomo necessidades fisiológicas necessidade de alimento, água, repouso e bem estar físico, por exemplo.
Pouco acima vem a necessidade de segurança, que são à busca de proteção, estabilidade e contra a ameaça ou privação, a fuga ou perigo.
Já as necessidades sociais (amor/relacionamento), que estão no 3º nível, surgem com o desejo de associação, de participação, de troca de amizade, de afeto e amor.Quando o indivíduo não consegue satisfazer suas necessidades sociais pode se tornar antagônico e hostil com relação às outras pessoas com que convive.
No próximo nível encontram-se as necessidades de estima, que nada mais é que a necessidade de aprovação social e respeito, status, prestígio e consideração. A frustração produz sentimentos de inferioridade, fraqueza, dependência, desamparo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Douglas McGregor
  • Douglas mcgregor
  • Douglas McGregor
  • Douglas Mcgregor
  • Douglas mcgregor
  • Douglas Mcgregor
  • TGA
  • Douglas murray mcgregor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!