TGA - Douglas McGregor

Páginas: 15 (3583 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
RESUMO

Biografia: O norte americano Douglas McGregor nascido em 1906, graduou-se em psicologia experimental na Universidade de Harvard em 1935, onde mais tarde, também foi professor. Foi gerente das estações de gasolina na estação de Detroit. Trabalhou em dezenas de indústrias nos EUA como consultor. A combinação de ensino, administração educacional e a experiência prática contribuem paraestabelecer dois tipos de gestores e seus trabalhadores denominados X e Y.
Contexto Socioeconômico: Após a 2º Guerra Mundial nas décadas de 50 e 60 a economia atingiu recordes de crescimento. O setor manufatureiro liderou esse processo, porém as transformações não ocorreram em todos os países. A metalomecânica e a química liberou o processo de crescimento, caracterizou-se pela massificação do consumode bens duráveis. Neste período os salários e poder aquisitivo aumentam.
Teoria X: As pessoas têm aversão ao trabalho e a responsabilidade, preferindo ser dirigidas, e por isso, devem ser controladas e motivadas pela coação, punição, dinheiro e elogios.
Teoria Y: As pessoas são altamente competentes, responsáveis e criativas, gostam de trabalhar e o fazem como diversão, desde que a organizaçãoproporcione meios para participação ativa.
Princípios da Teoria X: O ser humano prefere ser dirigido, quer evitar responsabilidades, tem pouca ambição e quer garantia acima de tudo;
A remuneração é um meio de recompensa para o bom trabalho, e a punição para o empregado que não se dedique suficientemente a realização de sua tarefa.
Princípios da Teoria Y: Não é só através do controle externoe ameaça de punição que se estimula o trabalhador. O ser humano esta disposto a se autodirigir e se autocontrolar a serviço de objetivos com os quais se compromete;
Os limites da colaboração humana, no ambiente organizacional, não são limites da natureza humana e sim da engenhosidade da direção em descobrir como fazer atuar o potencial representado pelos recursos humanos.
Exemplo PráticoAtual: Fame e Google.
SUMÁRIO




















INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é salientar a importância dos estudos realizados por Douglas McGregor, conhecer quem foi esse pensador e idealista, e em qual época foram desenvolvidas suas teorias.
Identificar a contribuição de suas teorias no dia a dia das organizações, e qual a sua influência direta nas lideranças.Exemplificar na prática a funcionalidade de seus pensamentos nos dias atuais.
E assim, descrever o comportamento dos colaboradores junto às organizações, tentando adaptar a melhor forma de liderança, baseados nas suas teorias X e Y.


















Biografia
Douglas McGregor

Psicólogo social norte-americano, Douglas McGregor nasceu em 1906, em Detroit.
Durante seus estudosteve diversos trabalhos noturnos, tais como tocar piano e órgão em uma capela. Desta forma familiarizou-se bastante com as condições laborais e seus problemas.
Figura pioneira no campo das relações industriais, Douglas McGregor estudou no Colégio Oberlin e na Universidade estatal de Wayne, onde se graduou no ano de 1932. Recebeu o seu grau de doutor em Psicologia Experimental na Universidade deHarvard em 1935.
MCGregor casou-se ainda novo, durante os anos dedicados aos seus estudos, e nessa altura, para poder trabalhar e ganhar dinheiro para suportar os encargos familiares, desistiu de estudar durante cinco anos. Trabalhou como gasolineiro em Buffalo e mais tarde tornou-se gerente das estações de gasolina da área de Detroit. Este trabalho permitiu-lhe aprender vários conceitos sobregestão. Mais tarde voltou aos seus estudos e após a sua formação em Harvard, deu aulas nesta Universidade durante dois anos e foi professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, desde 1937. Foi o primeiro professor de Psicologia em tempo integral deste instituto, no qual dois terços do seu tempo foram dedicados a ensinar e também como diretor do departamento de relações industriais, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Douglas McGregor
  • Douglas McGregor
  • Douglas mcgregor
  • Douglas McGregor
  • Douglas Mcgregor
  • Douglas mcgregor
  • Douglas McGregor
  • Douglas Mcgregor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!