MAUS TRATOS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PROJETO DE AÇÃO:
- CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA AUTONOMIA FINANCEIRA -



1. APRESENTAÇÃO:




O Estágio Obrigatório III foi realizado na Secretaria de Programas Sociais, mais precisamente em seu anexo, a Secretaria de Municipal de Infra Estrutura Habitação e Trabalhos Sociais, situada no centro da Cidade do Cabo de SantoAgostinho\PE. O Projeto de Ação foi desenvolvido em uma comunidade antes ribeirinha, que vivia de forma desumana e precária - Em Ponte dos Carvalhos, um Distrito da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, e que agora encontram se devidamente instalados em suas novas moradias, entregues pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, juntamente com as Secretarias de Programas Sociais e Infra estrutura eHabitação e CEF. Manteve-se foco na Política da Assistência Social, na elaboração do Projeto de Ação. Através da realização das visitas domiciliares de acompanhamento de Pós-Moradia, eis que surgira outro problema, pois a comunidade que foi alocada em novas residências teriam que sustenta-la também, porém, a maioria não possuía qualquer tipo de renda, e os que possuíam, mal conseguiam se alimentardela.
2. JUSTIFICATIVA:


Mediante visitas domiciliares como forma de estudo prévio, da referida população, detectamos na coleta de dados, qual a real dificuldade, quais habilidades e anseios os beneficiários possuíam, verificou-se que a maioria garantiria o sustento deles próprios e dos seus, se pudessem trabalhar para eles próprios, uma vez que, ainda eram vistos comoexcluídos socialmente.
A equipe composta de 3 Assistentes Sociais, 2 Psicólogas, 1 Educador Social, e 2 Estagiárias, se dividiram para a realização da atividade, de coleta de dados e informações necessárias. Posterior a isso, foi realizada uma reunião interna, com as Assistentes Sociais, as Psicólogas juntamente com o Gerente da Secretaria de Programas Sociais.Completada esta etapa, seguiu-se para a concretização do projeto. Definiu-se em pauta:

 Contratar 2 professores para ministrar os cursos pré-definidos;
 A compra de materiais de apoio como, cadernos, lápis com borracha e caneta, água mineral, copos descartáveis;
 Aluguel de máquina prensa e\ou rebite para acabamento das vassouras;
 Aluguel de um local para que fossem realizados os cursos;
 Acompra de materiais para o preparo dos doces e salgados;
 Compra de descartáveis para embalo dos doces e salgados;
 A compra de cabos de vassouras;
 A coleta de garrafas pet para a confecção das vassouras;
 Confecção dos certificados.

Visando emergir os beneficiários para acima da linha da
pobreza, optou-se em pauta por estes cursos ¨Doces e Salgados¨ e¨Confecção de Vassouras Ecologicamente Corretas¨, uma vez que, o habitacional é bem próximo de onde transcorre um rio( anteriormente a este projeto, verificou-se o alto índice de poluição do rio, detectamos neste Projeto de Ação, a chance de diminuir consideravelmente a poluição naquela localidade, pois para fabricarem as vassouras, teriam como matéria prima, as garrafas pet, logo, todos se uniriam parareserva-las para o curso em questão, tornando parte deste projeto também, uma Ação Ambiental).
Os cursos foram de curto prazo, o de doces e salgados foram de 20 dias, e o de vassouras de garrafa pet, foram de 15 dias. Divididas as turmas, deu-se início ao projeto.


3. OBJETIVO


Ao final, conseguiu-se atender e estender o Projeto deAção, ás 31 famílias atendidas pelo Projeto de Habitação. Decorridos os 15 dias do curso de vassouras recicladas, houve a entrega dos certificados aos 24 concluintes sendo eles 14 mulheres e 10 homens. Ao final do curso de doces e salgados, em sua totalidade foram 37 mulheres, e todas foram devidamente certificadas, ao término do curso.
A participação foi maciça, todos os 67...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maus
  • Maus tratos contra crianças e adolescentes
  • Maus tratros contra criança e adolescente
  • Maus tratos contra idosos
  • maus trato contra idoso
  • maus tratos em crianças
  • MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS
  • Maus tratos a crianças e jovens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!