Desmatamento na Africa

Páginas: 4 (757 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
África
O desmatamento desenfreado e as práticas erradas de uso do solo fazem com que a cada minuto, 12 hectares de terra virem deserto no mundo. A África é o continente mais afetado, notadamente naregião subsaariana.
Cerca de 75 milhões de hectares de terras agricultáveis foram retirados da cadeia de produção até o ano 2000.
A América do Norte, com 74% de terras áridas ou semi-áridas, e aÁfrica, com 73%, são as regiões onde a situação é mais preocupante.

O processo de desertificação ocorrido no continente africano é proveniente, da ocupação humana em regiões de clima semi-árido, áridoe subúmido ocupando-as com o cultivo da monocultura. Essa prática retira toda camada de vegetação deixando o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenosoé facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação. O caso mais evidente desse processo está em uma região chamada de Sahel, nessa região o problema cresce de forma assustadora, ascausas são por ações humanas. No Sahel acontece atualmente a migração de pessoas para outras áreas em decorrência desse problema ambiental. Ao sul do deserto do Saara estão localizados alguns dospaíses mais pobres do planeta como Mali, Niger, Chade e o Sudão, em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagoas e lagos) e acelera o processoatingindo áreas que até então eram férteis. Essa destruição de dá por causa da produção de carvão vegetal, da agricultura de subsistência tradicional que não leva em conta os cuidados ambientais e astécnicas que são menos degradantes. Para acabar com o avanço ou para modificar a situação de um problema tão grave que é a desertificação são necessários, sobretudo, recursos financeiros, aplicação detecnologias e vontade política, mas há um inconveniente, grande parte dos países africanos sofre sérios problemas financeiros.
O constante crescimento do processo de desertificação já provoca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desmatamento
  • Desmatamento
  • desmatamento
  • desmatamento
  • Desmatamento
  • Desmatamento
  • Desmatamento
  • Desmatamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!