O segredo do Capitalismo, segundo Karl Marx

Páginas: 4 (792 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
No último texto, a tirinha em quadrinhos nos traz uma reflexão muito importante sobre a exploração capitalista através da força de trabalho como meio para enriquecer cada vez mais e empobrecer quemmais trabalha. E porque não percebemos? Não nos damos conta disso?
Porque o próprio sistema e a sociedade criam meios de esconder a exploração, de moldar as pessoas conformem querem, a classedominante que detêm do poder através do próprio capitalismo cria meios que escondam da classe oprimida, no caso a classe trabalhadora, que trabalha para deixar cada vez mais rica a classe dominante. Amanipulação é tamanha que os meios de comunicação, as músicas e filmes fazem parte desta estratégia para esconder a exploração, até porque eles têm dinheiro para pagar para estes meios transmitirem o quelhes convêm, o que possa distrair as pessoas, alienar num mundo ilusório.
Infelizmente o sistema capitalista tem essa divisão de quem tem dinheiro detêm do poder, é a chamada classe dominante e otrabalhador que não tem poder é a classe dominada. E é a classe dominante que explora o trabalhador e esconde das pessoas a realidade do capitalismo.
É oprimente aceitar que quem realmente trabalha éexplorado por quem não trabalha, que tudo o que adquiriu foi através do trabalho de outrem, desde o maquinário, a empresa, bens e lucros. E o trabalhador só adquire dívidas, ordens, opressão, no fimaceita a exploração por conta da sobrevivência.
O “trabalhe mais depressa” que é exigido pelos patrões é por conta da diminuição da carga horária de trabalho que já chegou a ser de 16 horas. E por maisque tenha chegado à redução pela metade, o patrão quer continuar lucrando, não quer diminuir suas metas, quer cada vez mais, a produção não pode diminuir, então, o empregado é obrigado a produzir amesma quantidade de produção em 8 horas. Ou seja, o que achamos que foi uma conquista, se revela como contínua exploração através de pressão por muitos meios.
E mesmo trabalhando estas 8 horas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O capitalismo segundo Karl Marx
  • O Capitalismo
  • Capitalismo Moderno segundo Karl Marx
  • Liberdade segundo Karl Marx
  • Alienação segundo Karl Marx
  • A pobreza, segundo Karl Marx
  • CONCEITUANDO SEGUNDO KARL MARX
  • ideologia segundo karl marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!