Marx

Páginas: 4 (825 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Marx – Aula 1: o “Manifesto Comunista”

- Marx era sociólogo? Há sociologia neste panfleto político escrito em 1848? Marx é considerado um dos “precursores” da sociologia, embora tenha produzidoantes da existência formal da sociologia. Assim, teremos que “procurar” a sociologia dentro do texto.
- Ele é considerado importante para sociologia por que inventou um paradigma (método) deabordagem para o mundo social. Podemos chamar esse método de “contradição dialética” ou, como é mais conhecido, de “materialismo histórico-dialético”.
- Comparando com Durkheim (que era “funcionalista”):Marx considera, como aquele, que a sociedade impõe severas coerções sobre os indivíduos. Porém, Marx acredita haver um tipo de correção que é mais “determinante” que as demais: a coerção econômica.-Mais uma comparação: em contraste com Durkheim, a sociologia de marx privilegia o estudo da história. Segundo ele, o estudo da história permite “desnaturalizar” o comportamento social.
- materialismo: ofundamento da vida social é a necessidade de se produzir as condições materiais de existência humana. As ideias (morais, política, estéticas, religiosas etc.) são derivações secundárias das relaçõeseconômicas.
- É a perspectiva materialista que faz possível, sociologicamente, a explicação da mudança: ainda que as ideias tendam a se reproduzir pelo hábito, os interesses materiais guiam asclasses sociais a buscar práticas e ideias transformadoras. Mais do que isso: mudanças econômicas fazem com que as classes inferiores percebam o seu papel, ao mesmo tempo central e subordinado, nosrespectivos modos de produção.

David Harvey
A força de trabalho é uma mercadoria, mas as condições que governam sua mobilidade são muito especiais. É a única mercadoria que pode chegar ao mercado porseus próprios pés. Portanto o termo “mobilidade do trabalho” ocupa uma posição especial no discurso econômico. Na teoria burguesa, e frequentemente na linguagem cotidiana, refere-se à liberdade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marx
  • marx
  • marx
  • MARX
  • Marx
  • Marx
  • Marx
  • Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!