Modelo Cascata

Páginas: 10 (2500 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Atualmente os softwares de computadores vem cada vez mais evoluindo em âmbito mundial, com esta evolução começou a ocorrer problemas relacionados acorreções, adaptações, aperfeiçoamento é ainda o processo de manutenção que consome mais recurso e mais pessoas que na criação de novos softwares. Com todos esses problemas novos conceitos começaram ser criados dentro da Engenharia de Software.
Segundo o livro de Pressman que ressalva que a engenharia de software é uma tecnologia em camadas (Ferramentas, Métodos, Processo, Foco na qualidade) e a organizaçãodevem se apoiar num compromisso de qualidade, então podemos dizer que “Modelos de Projeto de Software” é o veículo que conduz qualquer projeto de software rumo a qualidade e eficiência, é visto por uma sequência de atividades que produzem uma variedade de documentos, resultando em um programa satisfatório e executável. Embora o software seja um programa em sua essência, ele precisa ser visto comoum artefato virtual que tem associado a si um modelo conceitual, Entretanto, a visão do software como artefato requer algo mais que programação. É preciso pensar no software considerando os requisitos dos usuários e a visão que ele terá deste produto. A interface com o usuário é um componente essencial do software junto com o modelo conceitual que determina a sua funcionalidade e ainteratividade.
2 DESENVOLVIMENTO
Elaborar um processo de desenvolvimento de software significa determinar de forma precisa e detalhada quem faz o que, quando e como. Um processo pode ser visto como uma instância de um método com suas técnicas e ferramentas associadas, elaborado durante a etapa de planejamento, no qual as atividades que o compõem foram alocadas aos membros da equipe de desenvolvimento, comprazos definidos para se avaliar como elas estão sendo realizadas.
Um modelo para um processo de desenvolvimento é uma proposta teórica que junto com o planejamento deve determinar quais atividades devem ser realizadas, quando, como e por quem. Alguns dos mais conhecidos modelos do processo de desenvolvimento são os modelo Cascata, Prototipação, Espiral e Quarta geração.
A escolha de um destesmodelos envolve diversos fatores. Um deles é o tipo de software, se é um software de banco de dados, um software de tempo real, um software embutido, um sistema especialista. Outro fator importante é se a equipe de desenvolvimento é uma empresa de desenvolvimento ou se é a equipe de engenheiros da própria organização que utilizará o produto. A maneira como o produto será vendido e instalado é umoutro fator importante se o software é para ser vendido para um público amplo ou se será instalado em uma única empresa, sob encomenda.
Para cada uma das atividades métodos específicos devem ser elaborados. Um conjunto de métodos relacionados entre si num esquema comum de acordo com um modelo é chamado de metodologia de desenvolvimento.
2.1 Modelo em Cascata
O modelo Cascata descreve um métodode desenvolvimento que é linear e sequencial. Na primeira vez que uma fase de desenvolvimento é completada, o desenvolvimento prossegue para a próxima fase e não há retorno. Inspirados em modelos de outras atividades de engenharia, este modelo argumenta que cada atividade apenas deve ser iniciada quando a outra estiver terminada e verificada. Ele é considerado monolítico por não introduzir aparticipação de clientes e usuário durante as atividades do desenvolvimento, mas apenas o software ter sido implementado e entregue. Não existe como o cliente verificar antecipadamente qual o produto final para detectar eventuais problemas.
Grande parte do sucesso do modelo cascata está no fato dele ser orientado para documentação. No entanto deve salientar-se que a documentação abrange mais do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo cascata
  • Modelo cascata
  • Modelo cascata
  • Modelo Cascata
  • Modelo Cascata
  • Modelo Cascata
  • modelo cascata
  • Modelo cascata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!