marketing

Páginas: 19 (4613 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014






GESTÃO EM MARKETING











SUMÁRIO



1. Introdução
2. Gestão de Marketing
2.1. Definição de Marketing
2.2. Diferença entre Marketing, Publicidade e Propaganda
2.3. Os 4Ps do Marketing
3. Marketing Pessoal
4. Sistema de Franquia













1. Introdução
Existe um certo mistério sobre o que chamamos de Marketing. Muitas vezes éconfundido com propaganda e publicidade, quando se sabe que estas são algumas das ferramentas do Marketing.
Pode-se afirmar que Marketing é uma filosofia empresarial, e deve ser praticado não somente pelos chamados Departamentos de Marketing, mas e principalmente, por todos, em todos os momentos nas empresas.
Uma organização que atua socada no conceito de Marketing dá atenção total ao cliente erespeita-o sempre de forma ética e comprometida. É através do Marketing, que se pode constantemente identificar as necessidades reais do cliente, fazendo com que a organização direcione todas os seus esforços para essas necessidades. Neste contexto, a organização efetivamente pode observar várias oportunidades de negócio.
Esta apostila abordará de forma superficial este tema, através de conceitosbásicos, como Definição de Marketing, Diferença entre Marketing, Propaganda e Publicidade, Composto Mercadológico (4Ps do Marketing), Marketing Pessoal e Sistema de Franquia.
Devido à extensa e qualificada publicação sobre este tema, o autor desta apostila deu preferência em fazer um compilado de artigos disponíveis na Internet, os quais estão devidamente identificados com créditos de direitosautorais, seguidos de comentários e considerações do autor da apostila.

2. Gestão de Marketing
2.1. Definição de Marketing
Marketing é uma poderosa palavra que está presente no imaginário social, construída sob uma complexa polifonia de discursos e significados, sendo percebida de muitas formas, graças à extensa semantização produzida por administradores, publicitários, professores ejornalistas.
Arte, técnica ou ciência aplicada? Toda definição de marketing se torna incompleta, e às vezes imprecisa, pois, em essência, a sua dialética abarca uma vasta significação que não encerra a sua funcionalidade e aplicabilidade, enquanto instrumento e paradigma.
Muitos autores e estudiosos procuraram traduzir e definir a palavra marketing, porém encontrar um só conceito que expresse tudo o queele engloba é um desafio. Todavia, pode-se, através de um olhar genealógico, representar sua identidade epistemológica, partindo da sua etimologia.
Marketing é uma palavra anglo-saxônica derivada do latim mercari, que significa comércio, ato de mercar, trocar, comercializar ou, ainda, transacionar.
O seu conceito (e transformação) evoluiu através de três grandes marcos, a partir do Século XX:Era da Produção, de Vendas e do Marketing, propriamente. Da visão simplista e rústica do conceito, ligado aos processos de distribuição e troca (Era da Produção – Revolução Industrial), passando pela satisfação da demanda (Era de Vendas – décadas de 30 e 40), até chegar à sua fase mais contemporânea (Era do Marketing – a partir da década de 50), incluindo-se, neste ponto, os pressupostosestratégico, virtual e social de forma integrada.
O que se nota, dentro da perspectiva evolutiva, é que o conceito foi se estruturando em cenários que representaram desde o aumento da demanda, da competição por espaços, do surgimento dos bens discricionários (artigos que eram escolhidos mais através do desejo do que da simples necessidade, na Era da Produção) até o olhar que se volta para o mercado emfunção da competição, tendo o seu início na Era das Vendas, a partir de 1930 (Pós-Depressão). Sendo assim, a base epistemológica do marketing apresentou uma cadeia evolutiva da troca pura ao esboço de um atendimento primário da satisfação (vendas), em função do aumento de concorrentes, sem, contudo, dar a devida atenção às especificidades do mercado, que só tornou-se efetiva na década de 1950,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!