Odebrech x gradin

Páginas: 3 (727 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Na primeira metade dos anos 70, a família Odebrecht, à beira da falência, iniciou uma parceria, com a família Gradin, que comprando parte de suas ações (20,6%), a consolidou novamente no mercado.Essa aliança bem-sucedida, chegou ao fim 30 anos depois.
No dia 7 de dezembro de 2010, instalou-se na Justiça da Bahia o maior litígio empresarial em curso no país.
De um lado, a família Odebrecht,controladora de um dos dez maiores grupos brasileiros, com ramificações na construção, na petroquímica e na produção de etanol.
Do outro, a família Gradin, sua sócia minoritária, com 20,6% departicipação.
Na origem dessa sociedade, estiveram dois empresários, o patriarca Norberto Odebrecht, que fundou o grupo nos anos 40 e Vitor Gradin, que se juntou a ele em 1974.
O que era uma afinidade dedois senhores nascidos na primeira metade do século 20, tornou-se uma disputa entre seus descendentes, empresários do século 21.
Marcelo Odebrecht, o neto de Norberto que hoje dirige o grupo, decidiureorganizá-lo e, num remanejamento de ações, os Gradin, que cuidavam das áreas de petroquímica, óleo e gás, foram afastados da empresa. Além disso, o valor dos 20,6% que eles tinham na sociedade virouuma questão de opinião.
Segundo Odebrecht, valem R$ 1,5 bilhão, conforme avaliação realizada pelo Credit Suisse, em dezembro de 2009. Segundo os Gradin, o dobro. Como a sociedade previa que, em casode conflitos, se recorresse à arbitragem (cláusula 11.8 do acordo de acionistas), os Gradin contestaram a legalidade do remanejamento do grupo.
Seriam nomeados os árbitros, eles examinariam os papéise apresentariam suas conclusões. Problemas desse tipo resolvem-se geralmente em seis meses. Sem arbitragem, no ritmo da Justiça, é coisa para dez anos.
No dia 14 de dezembro de 2010, a juíza Mariade Lourdes de Oliveira de Araújo decidiu iniciar os procedimentos para a instauração da arbitragem. Três semanas depois, a Odebrecht pediu que a decisão fosse revogada. A juíza não só a manteve,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Odebrech versus Gradin
  • Odebrech VS Gradin
  • Odebrecht x Gradin
  • Odebrecht x Gradin
  • Caso Odebrecht X Gradin
  • Caso Odebrecht x Gradin
  • Odebretch x Gradin
  • Odebrecht x Gradin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!