marketing

Páginas: 18 (4307 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O que é marketing?
O processo social através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros. Marketing significa administrar mercados para chegar as trocas, com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos do homem. Marketing significa administrar mercados para chegar as trocas, com o propósito de satisfazeras necessidades e desejos do homem.
Administração de marketing: É definida como a análise, planejamento, implementação e controle dos programas destinados a criar, desenvolver e manter trocas de benefício com os compradores – alvo a fim de atingir objetivos organizacionais.
Necessidades: Necessidades humanas são estados de carência percebida. O homem tem muitas necessidades complexas:necessidades básicas físicas de alimentação, roupas, calor e segurança; necessidades sociais de fazer parte de um grupo e ser querido; e necessidades individuais de conhecimento e auto realização.
Desejos são as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Quem tem fome nos EUA poderá desejar comer hambúrguer com batata frita e tomar uma Coca. Quem tem fone no Brasilpoderá desejar um prato de arroz com feijão, bife e salada. O homem tem desejos quase ilimitados, mas recursos limitados. Portanto ele deve escolher produtos que lhe ofereçam mais valor e satisfação pelo dinheiro gasto. Quando os desejos podem ser comprados, tornam-se demandas.
Demanda é a satisfação dos desejos humanos através de trocas monetárias ou escambo.

Produto: É qualquer coisa que possaser oferecido ao mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Em geral a palavra produto sugere um objeto físico, como um carro, uma televisão um sabonete, mas seu conceito não se limita a objetos físicos – qualquer coisa capaz de satisfazer uma necessidade pode ser chamada de produto. Ex.: produtos orgânicos (alimentação, ética e saúde) ; Ferrari ( status, emoção e transporte) .Satisfação do cliente : Depende do desempenho do produto percebido com relação ao valor e às expectativas do comprador. Se o desempenho faz jus às expectativas, o comprador fica satisfeito. Se excede as expectativas, ele fica encantado. As empresas inteligentes têm como meta encantar os clientes, prometendo somente o que podem oferecer e depois oferecendo mais que prometeram. há alguns anos, muitascompanhias seguem programas de gestão da qualidade total ( TQM – total quality management ), idealizados para melhorar sempre a qualidade de seus produtos, serviços e processos de MKT )
Gestão da qualidade total = busca das empresas para produzirem produtos sem defeitos.
Troca: o marketing surge quando as pessoas decidem satisfazer necessidades e desejos por meio da troca. Troca é conceito central domarketing. Para que haja uma troca, várias condições devem ser satisfeitas: pelo menos duas partes devem participar e que cada uma delas deve ter algo de valor para a outra. Que as partes tenham capacidade de comunicação e de entrega Que as partes estejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca.
Transação: Consiste em uma troca de valores entre as duas partes. O marketing de transaçãofaz parte da idéia mais ampla de MKT de relacionamento. Além de riar transações a curto prazo, os profissionais de marketing precisam construir relacionamentos a longo prazo com clientes, distribuidores, comerciantes e fornecedores.
Mercados: É o grupo de compradores reais e potenciais de um produto. Esses compradores têm uma necessidade ou desejo específico, que pode ser satisfeito através datroca. Assim o tamanho de um mercado depende do número de pessoas que apresentam necessidades, têm recursos para fazer trocas, e estão dispostas a oferecer esses recursos em troca do desejam.

Tipos de mercados:
Mercados de necessidades (mercado das pessoas que querem ficar fortes, emagrecer)
Mercados de produtos (mercado de calçados, roupas, etc)
Mercados demográficos (mercado jovem, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!