Marketing

Páginas: 7 (1631 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
MARKETING
Marketing pode ser definido como uma área do conhecimento que “engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade” (LAS CASAS2006 p.10).
O marketing é um processo social “por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” (KOTLER 2000 p.30).
A definição do autor, no entanto, tem sofrido modificações em suas diversas obras. Em 1998, Kotler definia Marketing como “a entrega de satisfação para ocliente em forma de benefício” (KOTLER e ARMSTRONG 1998). Um ano depois o autor definiu marketing como “a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas (KOTLER 1999 p.54). Na mesma obra, compara a sua própria definição com a de outros autores. Segundo Kotler, o marketing tem sido definido “por diversos observadores como a arte de conquistar e manter clientes” (KOTLER 1999 p. 155).A afirmação, para Kotler, não abrange todo o escopo da matéria e deveria ser ampliado para “A ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles” (KOTLER 1999 p. 155) explicando a seguir que de nada serviria criar ou manter clientes se estes não trouxerem lucros às empresas.
“Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos paracriar, comunicar e distribuir valor aos clientes e para administrar o relacionamento com clientes de forma que beneficie a organização e os seus Stakeholders” (AMA 2008)

Com o passar do tempo a evolução das principais definições e de seus principais autores sofreram modificações.

DRUCKER, PETER (1954) “Uma força poderosa a ser considerada pelos administradores”
KOTLER, Philip e LEVY, Sidney(1969) “O Conceito de Marketing deve abranger também as instituições não lucrativas”
LUCK, David (1969) “Marketing deve limitar-se às atividades que resultam em transações de mercado”
KOTLER, Philip e ZALTMAN, Gerald (1969) “A criação, implementação e controle de programas calculados para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais, envolvendo considerações de planejamento de produto, preço,comunicação, distribuição e pesquisa de marketing”
BARTLS, Robert (1974) “Se Marketing é para ser olhado como abrangendo as atividades econômicas e não econômicas, talvez o marketing como foi originalmente concebido reapareça em breve com outro nome”
HAAS, Robert (1978) “É o processo de descobrir e interpretar as necessidades e os desejos dos consumidores para as especificações de produto eserviço, criar a demanda para esses produtos e serviços e continuar a expandir essa demanda”
KOTLER, Philip e ARMSTRONG Gary (1998) “Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício”
KOTLER, Philip (1999) “Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”
KOTLER, Philip (2000) “Marketing é o processo por meio doquais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”
AMA, American Marketing Association (2004) “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e distribuir valor aos clientes e para administrar o relacionamento com clientes de forma que beneficie aorganização e os seus Stakeholders”
AMA, American Marketing Association (2007) “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”




REFERÊNCIAS
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!