sorgo sacarino

Páginas: 6 (1300 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1- INTRODUÇÃO
Atualmente o sorgo (Sorgum bicolor (L.) Moench) é o quinto cereal mais cultivado no mundo com área superior a 43 milhões de hectares. O rendimento de grãos nos diferentes cultivares tem tido um crescente aumento devido a introdução de híbridos. Em países em desenvolvimento o rendimento médio é de 1,23 t ha , porém no Brasil a produção na safra 2009/2010 foi de 2,3 t/ha (FAO, 2010).LIPINSKI & KRESOVICH (1984) pesquisando sobre culturas de grande potencial energético para utilizar como fontes renováveis de energia, afirmaram que culturas que se destacaram foram cana-de-açúcar, a beterraba e o sorgo sacarino.
O sorgo sacarino se assemelha à cana-de-açúcar, uma vez que o armazenamento de açúcares se localiza no colmo, além de fornecer quantidade de bagaço suficiente parageração de vapor utilizado em processo fabril. Outra vantagem é que a planta apresenta um rápido crescimento atingindo a maturidade entre 90 e 140 dias pós plantio, além de proporcionar picos de açúcar em diferentes épocas do ano.
A cultura destaca-se por apresentar maior tolerância ao alumínio tóxico no solo, ao déficit hídrico e à salinidade, possibilitando seu cultivo em áreas consideradasmarginais à agricultura (Amaducci et. Al. 2004), demandando menor volume de água e fertilizante essa flexibilidade é devido o sorgo ser uma planta de características naturais fortes .
O sorgo é menos exigente em água quando comparado a cana-de-açúcar ele não compromete o aprisionamento alimentar, pois pode ser utilizado com planta de dupla aptidão, é a 5ª das culturas com maior eficácia quanto atermos energéticos.
Dentre as culturas com potencial bioenergético, o sorgo sacarino destaca-se no cenário nacional, com área plantada de aproximadamente 8,4 milhões de hectares, com produção estimada em 22.857,6 bilhões de litros de etanol (Conab, 2011). No mercado algumas cultivares podem alcançar 4 mil litros de etanol por hectare.

O cultivo de sorgo sacarino pode ser uma alternativatécnica e economicamente viável para fornecimento de matéria prima às microdestilarias, pois na entre safra de cana-de-açúcar as grandes destilarias utilizam o tempo para revisar as moendas e outros afins, o que se torna inviável nas de menor porte, assim para que esta não fique ociosa, acaba antecipando o corte de cana-de-açúcar evitando a redução no rendimento industrial, pois os colmos ainda nãoteriam atingido maturação completa.
A cultura do sorgo sacarino é uma alternativa sob os pontos de vista agronômicos e industriais, para a produção de etanol, pois a sua colheita utiliza os mesmos equipamentos de cana, reduzindo o período de ociosidade da indústria. Mesmo que sua produção seja menor que a de cana-de-açúcar ainda se torna viável considerando o ciclo completo de produção das duasculturas.

2-OBJETIVO
Este projeto tem como objetivo agronômico analisar e demonstrar as vantagens do cultivo de sorgo sacarino comparado à cana-de-açúcar na produção de bioetanol, a ser comparado seu grau de açucares resultante e açucares resultantes totais.
2.1- METAS
Demonstrar que o sorgo sacarino pode ser cultivado na entre safra da cana-de-açúcar favorecendo a rotatividade de culturas ea total maturação dos colmos da mesma.
Evitando assim a ociosidade das microdestilarias as quais teriam que fazer um corte de cana-de-açúcar antecipadamente, reduzindo a quantidade de produto final, pois a maturação ainda não estaria completa, já que a cana-de-açúcar tem duração de 12 a 18 meses na cultura e o sorgo sacarino de 90 a 140 dias. 

3- MATERIAIS E MÉTODOS

Será analisado o solo emuma profundidade que vai de 0 - 20 à 20 – 40 cm, para que seja possível corrigir e nutrir o solo da forma correta; cada parcela será formada por 3 fileiras de 6 m, com 0,8m entre linhas, resultando em uma parcela com 16 m². Será semeada duas sementes a cada 10 cm de sulco, após a germinação será feito um desbaste das plantas ficando uma planta a cada 10 cm de sulco. As cultivares a serem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aproveitamento do caldo de sorgo sacarino para aguardente
  • Sorgo Sacarino o novo paradigma na produção de etanol
  • Desempenho de cultivares de sorgo sacarino na região central de minas gerais visando a produção etanol
  • Sorgo
  • sorgo
  • sorgo
  • Sorgo e Milho
  • Sorgo Forrageiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!