Marketing I - Kotler

Páginas: 11 (2523 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



1. Introdução
Após feita a análise da situação problema, o grupo focou em responder as perguntas sobre a empresa Tigre, baseando-se em conceitos encontrado nos livros, para assim formular uma resposta fundamentada.

2. Análise das Perguntas Básicas

1. Qual era o problema da empresa?

O maior problema da empresa Tigre era se afastar da comoditização e se diferenciar, ou seja, setornar sinônimo de sua categoria, mesmo tendo como produto principal, canos que ficam dentro de paredes, longe da visão dos consumidores. A Tigre tem encarado esse desafio desde 1960, buscando inovar tanto na comunicação como no portfólio de produtos.
De forma abrangente, Melo (2012) considera a comunicação como um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos,distribuídos pelas áreas mercadológicas, institucional e interna. Esse composto integra o planejamento estratégico da organização e, como tal, gera valor quer pela diferenciação, via comunicação de marketing, dos produtos e serviços, quer pelo modo como a empresa demonstra compromisso com os diversos públicos, pela comunicação interna da empresa ajudando no crescimento dela com o publico e entre as áreas.Já o portfólio de produtos é considerado por Kotler (2003), um conjunto de negócios e produtos orientados pela missão e objetivos, que constituem a empresa. Ele ainda afirma que o melhor portfólio de negócios é aquele que melhor relacionar os pontos fortes e fracos da empresa com as oportunidades do ambiente, dessa maneira propõe que primeiramente a empresa deve analisar seu portfólio de produtosatuais e analisar quais deles são mais lucrativos, com isso ela passa a investir fortemente nos mais lucrativos e reduzir ou abandonar os que não tem retorno ou esse é pouco significativo.

2. Quais alternativas foram consideradas?

Para “vencer” esse desafio baseado na satisfação e valor do cliente, primeiramente, foi na comunicação que a marca encontrou o suporte necessário para ganharconfiança dos clientes. Posteriormente, a capacitação profissional foi o principal elemento, tanto na estratégia para gerar relevância entre os consumidores, como no pilar de responsabilidade social da Tigre.
Kotler (2003) afirma que são os consumidores que estimam qual oferta entregará valor maior á eles, visto que os mesmos são maximizadores de valor, limitados pelos custos, conhecimento,mobilidade e renda. Formam uma expectativa de valor e agem sobre ela. Sua satisfação e probabilidade de recompra dependem dessa expectativa de valor ser ou não superada. Para que a empresa atinja este objetivo é necessário entender as necessidades e desejos do consumidor, visto que o mercado é constituído por muitos tipos de clientes, produtos e necessidades, e os profissionais de marketing devemdeterminar quais os segmentos oferecem a melhor oportunidade para alcançar os objetivos da empresa (KOTLER, 2003, p. 25).
Com relação á capacitação profissional, podemos definir capacitar como a forma de tornar o profissional habilitado para desempenhar uma função, isto é, qualificar a pessoa para determinado tipo de trabalho. O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais profissionais que estejampreparados para se adaptar às diversas situações do dia a dia de uma empresa e, assim, resolve-las de forma eficaz e rápida, em contrapartida a capacitação profissional tem sido um diferencial para empresas que querem se destacar no mercado, como no caso a Tigre.

3. Qual a estratégia adotada e como foi executada?

A Tigre utilizou várias estratégias, a seguir, as mais relevantes entre elas: Amarca desenvolve materiais específicos para anteder os perfis diversos dos consumidores, para os que têm menos conhecimento sobre o assunto, a empresa criou materiais de ponto de venda com linguagem mais didática, tornando a informação mais fácil de ser compreendida e, já para lidar com o público profissional, a companhia utiliza uma comunicação mais técnica, como forma de se aproximar. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parte i (marketing – conceitos e definições) do livro do kotler
  • Marketing Kotler
  • Marketing Kotler
  • Marketing
  • Marketing
  • Resumo de marketing
  • Trabalho de Marketing Kotler Cap
  • Resumo kotler capitulo i

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!