Marketing Verde

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
MARKETING VERDE
SUSTENTATABILIDADE: CONCEITO

Sustentabilidade é um termo usado para defenir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Para sermos sustentáveis temos que conseguir viver, e viver bem usufruindo dos recursos naturais , mas pensando no futuro.
A sustentabilidade está apoiada em três pilares:Ambiental, Econômico e Social, ou seja para ser sustentável deve obedecer a tres requisitos básicos, a preservação da biodiversidade e ecossistemas naturais, a viabilidade econômica para a sua implantação e manuntenção e a garantia de que as ações atinjam todos os grupos humanos sem distinção social e sem agredir os valores culturais.
Para que uma empresa seja sustentável ela deve pensar em todosos setores e todas as etapas da empresa e do processo de industrialização, desde a extração dos recursos naturais até a disposição final do seus resíduos.
SUSTENTABILIDADE DO DISCURSO Á PRATICA

Já não é de hoje que o ser humano se deu conta de que as modificações do planeta estão fora de controle, provocando uma série de desastres ambientais e climáticas em todas as partes mundo em quevivemos.
No entanto, com a Revolução Industrial vivemos um período em que a sociedade teve um processo de crescimento muito acelerado, dessa forma o setor industrial teve que revolucionar seu sistema de produção acelerando cada vez mais a fabricação de seus produtos para dispor as necessidades da população.
Com isso, observamos o crescimento desenfreado de grandes cidades sem se preocupar com asconsequências que todo esse sistema traria para o planeta e para os próprios habitantes que nele vivem.
Na concepção humana, todo Progresso ocorrido nos últimos anos é sinônimo de Crescimento Social, seria hipocrisia em não admitir que o desenvolvimento de novas tecnologias trouxe a sociedade muitas conquistas, principalmente na medicina, beneficiando milhares de pessoas.
Porém, temos que pensarno outro lado de todo esse progresso, o lado que provoca grandes impactos ambientais, colocando em risco o futuro das próximas gerações. Tendo em vista os problemas que todo esse progresso provocou, atualmente muito se houve falar em Sustentabilidade, mas em questão essa palavrinha muito bonita, não surgiu nos dias atuais.
Em meados de 1972, o termo Sustentabilidade foi empregado, levando osgovernantes no decorrer do tempo á discutirem o futuro do planeta, realizando várias reuniões regionais, nacionais e inclusive internacionais, visando qualidade de vida, crescimento econômico e consumo inteligente dos Recursos Naturais.
Nesse processo ocorreram várias conferências, como a de Estocolmo, Rio 92, Rio+20, entre outras, que criaram novos preceitos e legislações para regulamentar todoesse desenvolvimento social de forma sustentável.
Esses conceitos levaram as pessoas a se conscientizarem e adotarem novas formas de cuidar do meio em que vivem, não só as pessoas, como também fez com que as empresas adotassem uma nova forma de administração, á implantação da Sustentabilidade Empresarial.
Para fazer com que as empresas adotassem práticas sustentáveis, os governantes criarammecanismos de incentivo, um exemplo é a certificação da ISO 14001, que exigem práticas de sustentabilidade em cada setor da empresa e principalmente em todo o processo de fabricação do produto, para que reaproveitem os resíduos gerados, gerem menos impactos ambientais, utilizem menos recursos naturais, desenvolva projetos sociais, enfim, que coloque em prática o cuidado com o planeta terra.
Asustentabilidade gera negócio, gera lucro, virando um ciclo ocioso, pois a sociedade reconhece as empresas que geram ações sustentáveis, dessa maneira, as empresas atraem mais consumidores e investidores, agregam valor social e econômico para seus negócios.
Atualmente, a sustentabilidade já avançou bastante, apesar de várias ações sustentáveis que temos hoje, apenas 46% das Micro e Pequenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing verde
  • Marketing verde
  • Marketing Verde
  • O Marketing Verde
  • Marketing verde
  • Marketing verde
  • Marketing verde
  • Marketing Verde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!