marketing industrial

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O conceito de marketing Industrial, o conhecido B2B se diz a respeito da comercialização de bens e serviços entre empresas privadas, públicas ou revenda, para uso das mesmas ou como matéria prima. A principal finalidade do Marketing Industrial é do uso na produção de outros bens e serviços ou na facilitação das operações industriais.
Segundo Kotler (2012) há quatro conceitos de marketing:Mercado Consumidor: é o mercado para produtos e serviços que são comprados ou alugados por indivíduos e lares para uso pessoal (não empresarial)
Mercado produtor ou industrial: é o mercado que consiste de indivíduos e de organizações que adquirem bens e serviços para serem usados na elaboração de outros produtos e serviços destinados à venda ou locação a terceiros.
Mercado Revendedor: é o queconsiste de indivíduos e de organizações – comumente chamados de intermediários, intermediários de venda, revendedores ou distribuidores – que adquirem bens com o objetivo de revendê-los ou alugá-los mediante lucro.
Mercado governamental – é o que consiste de unidades governamentais de todos os tipos – federais, estaduais e municipais – que compram ou alugam bens para o desempenho das principaisfunções de governo.
Estas definições acima são possíveis verificar algumas evoluções como:
O Marketing Industrial passou abranger mais mercados, como revendedores, produtores e governamentais.
O lucro não é apenas o objetivo principal e o marketing industrial não é apenas para finalidade econômica, mas também para outros resultados importantes para a empresa.
Maiores enfatizarão dos Serviços queanteriormente era um pouco esquecida.
Além de tipos de empresas citados é incluído produções agrícolas, empresas de transporte, construção civil, instituições não lucrativas, distribuidores, prestadoras de serviço, entre outras.
As diferenças do B2B em questão de consumo estão nas razões das compras. O mercado industrial tem um objetivo mais complexo no momento da transição, questões técnicas,qualidade nos produtos, preço, negociação, necessidade da compra... No momento da compra normalmente se envolve mais pessoas para que se aprove o produto, algumas empresas possuem um Comitê de Compra onde se avalia no mínimo três fornecedores para os itens de maior relevância e valor. Já em algumas empresas fazem contrato de compra e venda para que se mantenha a fidelidade do comprador e mantendo opreço estipulado, isso é uma particularidade das compras empresariais, pois já se prevê uma demanda e se programa a compra, para não haver supressas em questões de preço ou falta de um determinado produto.
As características técnicas, manutenção e assistência, reputação do fornecedor influenciam na compra. Para indústria metalúrgica, por exemplo, na compra de um determinado Torno Mecânico ele seráutilizado para mais de uma atividade, é necessário avaliação técnica para ver se aquela determinada máquina atende os requisitos que se procura, então é tarefa do Marketing que se tenha a informação correta do produto, com todas as especificações técnicas disponíveis ao alcance do comprador, para não haver erro no momento da compra.
O pós-venda é uma das atribuições importantes, estar preparadopara uma assistência técnica, testes, apoio ao operador, treinamento, aplicações, reposição de peças, embalagens e segurança fazem toda a diferença e credibilidade ao produto.
Os canais de comunicação são mais especializados e diretos. Os canais de comunicação se dão no site da empresa, revistas técnicas do setor específico, demonstrações, email marketing, sendo canais específicos não utilizandomídia em massa. Os esforços de venda são muito maiores em relação à venda de uma roupa por exemplo. Já a distribuição física cresce em importância no mercado industrial, em função dos problemas de transporte, de estocagens intermediárias e de outras atividades de movimentação de materiais.
Em questões promocionais, há uma necessidade de treinamento das equipes de vendas, problemas técnicos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing Industrial
  • Marketing Industrial
  • Marketing industrial
  • marketing industrial
  • Marketing industrial
  • Marketing Industrial
  • Marketing industrial
  • Marketing e projeto industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!