Terapia Capilar

Páginas: 10 (2360 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Proposta de atividade
(Valor 10,0)
“A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo”. (Friedrich Nietzsche)

1. Desenvolva uma pesquisa sobre os aspectos emocionais e comportamentais relacionados aos cabelos.(valor da questão 2,5)

2. Pesquise sobre as diversas anomalias do fio e do couro cabeludo, assim como as suas indicações de tratamento. Considere em sua pesquisa algumas técnicaseletroterápicas de estética e terapia capilar. .(valor da questão 2,5)


3. Com relação a saúde dos cabelos, os avanços das industrias de cosméticos sinalizam para produtos cada vez mais eficientes. Nessa perspectiva, faça uma pesquisa sobre alguns produtos de tratamento capilar que são divulgados pelos meios de comunicação e que estão disponíveis no mercado. Considere em sua pesquisa:indicação, ação, principio ativo e frequência de uso. (valor da questão 2,5)

4. Objetivando conhecer soluções que foram testadas e aprovadas por quem entende do assunto, faça uma entrevista com profissionais cabelereiros que você conheça e pergunte: (valor da questão 2,5)


a) O que eles entendem por terapia capilar?
b) Quais são as técnicas e terapias de tratamento capilar que eles utilizam em seussalões para reparação dos fios danificados , seja por processos químicos, escovas ou outras agressões? Relate por escrito o programa de tratamento que mais chamou a sua atenção.

Respostas
1. O emocional de uma pessoa pode trazer alguns transtornos à saúde de seus cabelos. Muitos pacientes que procuram um dermatologista relatam estarem, ou terem atravessado período de elevada tensão emocionalpor motivos diversos. O estresse psico-emocional tem influência efetiva sobre o ciclo de atividade do folículo piloso e realmente pode causar queda de cabelos. Prova disso é uma experiência realizada na Escola de Medicina Charité, de Berlim, pela pesquisadora Petra Clara Arck, a qual foi publicada pelo American Journal of Pathology. Foram utilizadas fêmeas de ratos de 6 a 8 semanas de idade ondefoi depilado seu dorso para estimular o crescimento dos pêlos (fase telógena) e as mesmas foram expostas a estresse gerado por ultra-som na freqüência de 300 hertz por determinado período. Ao final da experiência pode-se constatar que houve término prematuro da duração normal do crescimento dos pêlos, alterações das células que produzem o pêlo, que é o componente epitelial mais sensível a agressõesdo folículo piloso e reações inflamatórias no bulbo do pêlo, o que reflete uma ativação da imunidade contra o mesmo. Porém não é só a queda dos fios, podem ocorrer também alguns dos problemas capilares mais comuns, segundo especialistas como oleosidade excessiva, caspa, calvície e até a mania de arrancar os cabelos são alguns dos problemas capilares mais comuns. No caso da pessoa ter o habito ou“mania” de arrancar os próprios cabelos, um distúrbio/anomalia conhecido como tricotilomania (aspecto comportamental), deve ser acompanhada por um psicólogo ou psiquiatra, caso não seja esse o motivo de seu problema capilar, seja qual for, deve procurar um dermatologista.
2. Os cabelos e o próprio couro cabeludo podem sofrer de diversas anomalias, onde dentre elas temos a tricoptilose, triconodose,foliculite, caspa, dermatite seborereica, caníce, tricotilomania, pedículos e Alopécia. Porém há um tratamento para cada uma dessas anomalias, sendo elas:
Tricoptilose- é caracterizada pelas pontas duplas nos cabelos, que podem se bifurcar e gerar pontas triplas ou quádruplas e pode ser causada por uso inadequado de produtos químicos, falta de corte nos cabelos, falta de hidratação, usoexcessivo de secador e prancha e falta de nutrientes na alimentação. Para o tratamento, recomenda-se cortar as pontas dos cabelos, eliminar cerca de 3 a 5 centímetros de comprimento a cada 3 meses, hidratar semanalmente, utilizar um reparador de pontas diariamente e evitar produtos químicos, secador e prancha.
Triconodose- é a presença de nós nos cabelos que podem surgir devido ao uso inadequado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • terapia capilar
  • Terapias Capilares
  • Terapia capilar
  • Terapia Capilar
  • Terapia capilar
  • Terapia capilar
  • Terapia capilar
  • Terapia capilar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!