Meritocracia

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
NOME: Leonardo Gonzaga Xavier
RGU: 08200315
TURMA: E-PEL-A8
DISCIPLINA: Administração e Organização Empresarial
PROFESSOR: Fabini Alvarez


Sumário
Meritocracia 1
Origens e História 2
Meritocracia nas Empresas 2
Referências 4


Meritocracia
Meritocracia do latim meritu e cracia, mérito e poder, é um sistema de governo ou outra organização queconsidera o mérito a razão para se atingir determinada posição. Em sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologia. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade. Em alguns casos, constitui-se em uma forma ou método de seleção.
A meritocracia está associada, porexemplo, ao estado burocrático, sendo a forma pela qual os funcionários estatais são selecionados para seus postos de acordo com sua capacidade (através de concursos, por exemplo). Ou ainda – associação mais comum – aos exames de ingresso ou avaliação nas escolas, nos quais não há discriminação entre os alunos quanto ao conteúdo das perguntas ou temas propostos. Assim, meritocracia também indicaposições ou colocações conseguidas por mérito pessoal.
Embora a maioria dos governos seja em parte baseada na meritocracia, ela não se expressa de forma pura em nenhum lugar. Governos como de Singapura e da Finlândia utilizam padrões meritocráticos para a escolha de autoridades, mas misturados a outros.
O principal argumento em favor da meritocracia é que ela proporciona maior justiça do queoutros sistemas hierárquicos, uma vez que as distinções não se dão por sexo ou raça, nem por riqueza ou posição social, entre outros fatores biológicos ou culturais, nem mesmo em termos de discriminação positiva. Além disso, em teoria, a meritocracia, através da competição entre os indivíduos, estimula o aumento da produtividade e a eficiência.
Embora o sufixo "cracia" sugira um sistema de governo, háum sentido mais amplo. Em organizações, pode ser uma forma de recompensa por esforços e reconhecimento, geralmente associado à escolha de posições ou atribuição de funções. Entretanto a palavra "meritocracia" é agora frequentemente usada para descrever um tipo de sociedade onde riqueza, renda, e classe social são designadas por competição, assumindo-se que os vencedores, de fato, merecem taisvantagens. Consequentemente, a palavra adquiriu uma conotação de "Darwinismo Social", e é usada para descrever sociedades agressivamente competitivas, com grandes diferenças de renda e riqueza, contrastadas com sociedades igualitárias.
Governos e organismos meritocráticos enfatizam talento, educação formal e competência.
Uma crítica comumente feita à meritocracia é a ausência de uma medidaespecífica desses valores, e a arbitrariedade de sua escolha.

Origens e História
A palavra meritocracia provavelmente apareceu pela primeira vez no livro "Rise of the Meritocracy", de Michael Young (1958). No livro, a palavra carregava um contexto negativo, pois a história tratava de uma sociedade futura na qual a posição social de uma pessoa era determinada pelo QI e esforço. Young utilizou apalavra mérito num sentido pejorativo, diferente do comum ou daquele usado pelos defensores da meritocracia. Para estes, mérito significa aproximadamente habilidade, inteligência e esforço.
Os primeiros indícios de um mecanismo semelhante apareceram na China. Confúcio e Han Fei são dois pensadores que propuseram um sistema próximo ao meritocrático. Também podem ser citados Gengis Khan e NapoleãoBonaparte; cada qual utilizou no exército e na vida política de seus estados elementos da meritocracia.

Meritocracia nas empresas
Ser promovido é o desejo de 10 entre 10 funcionários hoje em dia. Todos eles desejam ser reconhecidos pelo ótimo trabalho (na visão deles) que desempenham em suas atividades dentro da empresa, gerando uma expectativa enorme em torno disto, que, muitas vezes, não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meritocracia
  • Meritocracia
  • Meritocracia.
  • Meritocracia
  • Meritocracia
  • Meritocracia
  • Meritocracia
  • Meritocracia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!