estudante

Páginas: 4 (754 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A EFICÁCIA SIMBÓLOCA .


















Aluno: Cilas Rondon Duarte
Psicologia terceiro semestre noturno turma 13/1.






Levi-Strauss em seu artigo “EficáciaSimbólica” analisa um ritual xamanístico de cura dos índios Cuna, no Panamá. O objetivo do ritual é a realização de um parto difícil onde foi necessário a intervenção de um xamã que através de seu canto iriatrazer de volta o purba (alma) da futura mãe. Isso decorre porque o Muu (Ancestrais femininas) ultrapassou suas atribuições e se apoderou do purba da mulher grávida, dificultando o nascimento dacriança.
O texto trata-se de um longo encantamento, coletado junto a um velho informante de sua tribo pelo índio cuna Guillermo Haya. Com se sabe os cuna vivem no território da republica do Panamá, e osaudoso Erland NordensKiold lhes dedicou especial atenção. No caso que nos interessa aqui foi depois da morte de Nordenskiold que Haya enviou a seu sucessor m texto.
O objetivo do canto e ajudar numparto difícil. A intervenção do xama é, portanto, rara, e ocorre em caso de fracasso , a pedido da parteira. O canto começa por uma descrição da aflição desta ultima sua visita ao xama, a saída deste emdireção a casa da parturiente, a sua chegada e seus preparativos, que consistem em fumigações de feijões e cacau queimados ,invocações e confecção das imagens sagradas, os nuchu imaens esculpidas emdeterminadas madeiras que lhes dão sua eficácia representam os espíritos protetores que o xama emprega como assistentes. Muu força responsável pela formação do feto. A explicação do parto difícil e queMuu extrapolousuas atribuições e se apossou do purba ou seja a alma da futura mãe. Por isso todo canto consiste numa busca a do purba perdido.
Tal como o resumimos brevemente o canto parece seguirum modelo bastante banal o doente sofre por que perdeu seu duplo espiritual ou seja um de seus duplos particulares que em conjuntos constituem sua força vital , e o xama , auxiliado por seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!