Marketing Direto

Páginas: 9 (2102 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA - FMP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO / 6ª fase
DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA










MARKETING DIRETO











Palhoça
2013
1. INTRODUÇÃO

De modo amplo, para Kotler e Keller (2006), o marketing é a identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais transformadas em uma oportunidade de negócio.
Como campo deestudo, segundo Cobra e Brezzo (2010), o Marketing começou sendo uma arte, que se limitava a transmitir experiências de sucessos de alguns hábeis praticantes, mas no momento atual o Marketing tronou-se uma ciência em evolução que foi se formando por meio de outras ciências, ou seja, agora o Marketing está no processo de próprio corpus de conhecimento científico e o surgimento de uma serie de aplicaçõesespecializadas do marketing contribuiu para este processo e para obtenção de uma experiência prática de aplicação sumamente rica e diversa.
 
2. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

2.1 MARKETING DIRETO

Dentre as abrangências do marketing, segundo Kotler há o Marketing Direto que se trata de "um sistema de marketing interativo que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta mensurávele/ou uma transação em qualquer lugar". Entre as ferramentas desta ação estão a: mala-direta, telemarketing, catálogos, revistas, jornais e mídias eletrônicas (COBRA; BREZZO, 2010).
Essa resposta direta que o profissional de marketing busca é um pedido de compra feito pelo cliente, mas também é usado para construir um relacionamento, ou seja, o marketing direto é uma forma de construir um caminho decomunicação até o consumidor para atrai-lo e mantê-lo (KOTLER; KELLER, 2006).

2.1.2 BENEFÍCIOS

Os benefícios do marketing direto são muitos, pois o mercado tem revelado um grande número de nichos com preferências distintas. A falta de tempo dos clientes, congestionamento nas ruas, a escassez atendimento adequado, entre outros fatores, contribuíam para o desenvolvimento do marketing direto.Para Kotler (2006), fazer compra em casa é prático, economiza tempo, conveniente, possui uma variedade de produtos e os clientes podem pesquisar os itens de um catálogo eletrônico para outro.
As empresas também levam vantagem com a compra em casa, pois os profissionais de marketing direto podem comprar uma lista de mala direta, contendo os nomes de quaisquer grupos (clientes), podendo customizara mensagem a ser enviada, com ofertas, produtos e serviços a partir de informações obtidas diretamente com o público-alvo.
Há a possibilidade de formar grandes bancos, com informações importantes sobre um grande número de pessoas, além da fidelização dos clientes, a exploração com maior eficiência do potencial de compra dos clientes e a mensuração de cada resposta das suas campanhas, buscando asmais rentáveis.
Segundo Kotler (1996, p. 109) diz que “um consumidor não gastará toda sua renda num só produto em virtude do princípio da utilidade marginal. Não importa quão atraente seja um produto, as unidades adicionais lhe trarão satisfação decrescente”. Por isso é importante estudar o comportamento do cliente, fazendo pesquisas, para apresentar opções de compras personalizadas, e enfimconcretizar a compra.

2.1.3 MALA DIRETA NO MARKETING

Um dos fundamentos do Marketing Direto é a Mala Direta, que abrange o envio de ofertas, lembretes, anúncios e outras propagandas à residência dos seus clientes e futuros clientes. Baseado numa lista seletiva de pessoas, a empresa envia estas propagandas, sendo que 24% dos gastos do Marketing provêm da Mala Direta. Juntamente com otelemarketing, representa 60% dos gastos do Marketing, e nos Estados Unidos 66% das vendas nas empresas é retorno do Marketing Direto. Atualmente, a Mala Direta utiliza ferramentas como, e-mails e mensagens de celulares que além de minimizar gastos, proporciona retorno mais rápido que os correios (KOTLER, HAYES E BLOOM, 2002).
Para Stone (1992) a Mala Direta é um sistema de propaganda de alto custo, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing Direto
  • Marketing Direto
  • Marketing direto
  • Marketing direto
  • Marketing direto
  • Marketing direto
  • marketing direto
  • Marketing direto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!