marcenarias

Páginas: 20 (4811 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
Marcenarias: Aspectos ergonômicos antropométricos de operadores e máquinas.

Juliana Aparecida Alves de Faria¹, José Reinaldo², Marco Antônio Barbosa³
Pablo Augusto Ferreira Teobaldo4




Resumo


A adequação e as melhorias no posto de trabalho do operador têm sido a preocupação da ergonomia, com vistas à preservação da integridade física, mental e social do ser humano. O presentetrabalho teve por objetivo propor, através de análises antropométricas baseadas na norma ergonômica que norteia a criação de máquinas e equipamentos dentro dos princípios de segurança, um levantamento de possíveis soluções para condição de trabalho atual em marcenarias. Proporcionado a correção a partir de sua industrialização com aplicação real das medidas estabelecidas após estudo. Sendorealizado através da tomada e confrontação de medidas específicas de segmentos corporais e dimensões de máquinas. A correlação exata de parâmetros dimensionais de mobiliário e antropometria, resultando em prática eficiente do método aqui proposto para conforto dos operadores e projeto de ajuste e correção das máquinas analisadas em marcenarias.


Palavra Chave: ergonomia, marcenaria, máquina

 1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da indústria guiado pelo aquecimento da economia acelera a produção aumentando significativamente a exigência dentro das indústrias promovida pela alta demanda de produtos tornando o trabalho cada vez mais repetitivo com ciclos rápidos e volume de tarefas cada vez maiores.

O mercado interno é também mais exigente, pois o mesmo precisa atenderos critérios de qualidade estabelecidos para comercialização dos seus produtos buscando cada vez mais melhoria de seus processos operacionais. Para se alcançar conformidade às normas impostas neste contexto é necessário investir em tecnologia para tornar o trabalho eficiente a partir de inovações que facilitem o trabalho.

O setor moveleiro brasileiro vem crescendo nos últimos anos, sendo aindústria brasileira de móveis formada por mais de 16 mil micros, pequenas e médias empresas, gerando mais de 206 mil empregos (MACIEL et al., 2010).

Os trabalhadores em fábricas de móveis podem estar expostos a agentes físicos (como ruído intenso e iluminação precária), agentes químicos (como poeira e solventes), aos riscos de acidentes de trabalho, riscos ergonômicos decorrentes do transportemanual de peso, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e utilização de máquinas sem as medidas de proteção. (Revista Proteção, 05/2000)

Nesta incessante jornada se entre põe aqueles que fazem acontecer tal processo; os operadores das tantas marcenarias espalhadas pelo país. Pilares fundamentais as indústrias de beneficiamento (entre estas, as marcenarias) contribuindo paraotimização de valores, melhorando a qualidade e reduzindo os custos de produção.

A ergonomia estuda o comportamento do operário em relação à máquina, não só as condições físicas e a postura, como também as condições psicológicas nesse desempenho (Revista Movimentação, Knoplich, 1994).


Os objetivos práticos da ergonomia são segurança, satisfação e o bem-estar dos trabalhadores no seurelacionamento com sistemas produtivos. A eficiência virá como resultado. Em geral, não se aceita colocar a eficiência como sendo o objetivo principal da ergonomia, porque ela, isoladamente, poderia significar sacrifício e sofrimento dos trabalhadores e isso é inaceitável, porque a ergonomia visa, em primeiro lugar, o bem estar do trabalhador (IIDA, 1998).

As condições impostas pela necessidade deprodução rápida e volumosa podem incorrer em riscos de segurança e saúde dos trabalhadores. Adequar os postos de trabalho buscando proporcionar aos operadores; conforto e estabilidade durante as atividades laborais podem significar ganhos em produção. O contrário pode acentuar a incidência do absenteísmo tendo como origem fatores relacionados também a fadiga e lesão osteomuscular.

O rendimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marcenaria
  • marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!