Marcenaria

Páginas: 8 (1987 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHO DE UMA MARCENARIA



RESUMO
A preocupação com o bem-estar, a saúde e a segurança do ser humano no trabalho, seja ele pesado ou leve, vem se acentuando no decorrer dos últimos anos, pois, quando o trabalho representa apenas uma obrigação e/ou uma necessidade, a situação é desfavorável tanto para o empregado quanto para o empregador. Por contadisso surge a necessidade de analisar as condições de trabalho de uma marcenaria localizada no bairro Bom Jesus da cidade de Teresina, especificamente na Avenida Jerumenha. Para o estudo do tem proposto, foram realizadas visitas in loco e foram realizadas entrevistas com os funcionários e com o proprietário, a fim de conhecer a percepção dos mesmos sobre os riscos existentes no ambiente. De acordocom as observações realizadas no local de estudo, o que se pode avaliar é que o ambiente está permeado por todos os riscos dentre eles o risco físico, com níveis de ruídos elevados e insuportáveis; Os riscos químicos presente na marcenaria são as colas, vernizes e solventes; o risco biológico, por conta de a dependência sanitária ser precária e rudimentar, existe uma fossa negra no ambiente detrabalho. É importante que haja um trabalho de educação ambiental concomitante com treinamento de segurança do trabalho. Pois os funcionários e o proprietário não estão conscientes e sensibilizados com os agentes e riscos existentes no ambiente de trabalho. Palavras-chave: Marcenaria, segurança do trabalho, riscos.

1.

INTRODUÇÃO

Os problemas e a preocupação com a saúde dos trabalhadoresforam objeto de estudo bem antes de Cristo. Hipócrates (460-355 a.C),escreveu sobre as verminoses dos minérios, as cólicas intestinais dos que trabalhavam com chumbo, bem como sobre as propriedades tóxicas deste metal. Lucrécio (99-55 a.C), manifestou sua preocupação com as condições de trabalho nas minas de Siracusa, onde os trabalhadores encaravam jornadas de trabalho de 10 horas diárias em galeriasde 1 metro de altura por 60 cm de largura. Posteriormente, Plínio e Galeno escreveram sobre a observação de algumas doenças a que estavam sujeitos os indivíduos que trabalhavam com o enxofre, o zinco e o chumbo. A preocupação com o bem-estar, a saúde e a segurança do ser humano no trabalho, seja ele pesado ou leve, vem se acentuando no decorrer dos últimos anos, pois, quando o trabalho representaapenas uma obrigação e/ou uma necessidade, a situação é desfavorável tanto para o empregado quanto para o empregador. Os trabalhadores em marcenarias, de maneira geral, estão expostos a diversos riscos para a sua integridade física e psicológica. Existe um elevado risco de acidentes, que podem levar ao afastamento do trabalhador por períodos de tempo consideráveis, o que, além de prejudicar ofuncionário, implica prejuízos para as empresas, em virtude de, na maioria das vezes, não haver mão-de-obra treinada para substituir o acidentado, interferindo, assim, nos prazos de entrega dos produtos e levando consequentemente ao afastamento da clientela (VENTUROLI, 2002 apud FIEDLE, 2007). No processo de produção da marcenaria, os agentes presentes são o esforço físico, levantamento de peso,postura inadequada. Os profissionais desse ramo devem passar por exames realizados anualmente entre ele: exame clínico, ureia, creatinina, audiométrico, hemograma completo, contagem global, eosinófilos. Por conta disso surge a necessidade de analisar as condições de trabalho de uma marcenaria e os riscos desse tipo de trabalho, já que o processo produtivo de uma marcenaria contém riscos químicos,físicos, ergonômicos e de acidentes.

2.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nas atividades de marcenaria o trabalho é efetuado de várias maneiras adversas ao bem-estar e à segurança e saúde do ser humano. O trabalhador exerce suas tarefas na posição em pé durante toda a jornada de trabalho e, na maioria das vezes está sujeito a níveis de ruídos elevados, inalação de partículas sólidas e gases, variações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marcenaria
  • marcenarias
  • marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!