manual de procedimento

Páginas: 21 (5103 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014




Manual de Procedimentos
Para tatuadores e piercers.






















Cesar Hencklein
1ª edição – 2004










Índice



Introdução Error: Reference source not found
Parte 1 – Higiene do estúdio Error: Reference source not found
1 – Superfícies Error: Reference source not found
2-Seleção de desinfetantes Error: Reference source not foundParte 2 – Processamento de artigos Error: Reference source not found
1- Artigos Error: Reference source not found
2- Passos Seqüenciais do Processamento de Artigos Error: Reference source not found
Parte 3 - Passo a passo do procedimento de tatuagem Error: Reference source not found
-Considerações específicas para tatuagem Error: Reference source not found
Parte 4 - Passo a passo doprocedimento de Piercing Error: Reference source not found
-Considerações específicas para Piercing Error: Reference source not found








Introdução


Esta norma técnica é parte de um conjunto de ações desenvolvidas no ano de
2004, com a proposta de elaborar um documento básico de racionalização da escolha e do uso dos produtos e métodos para processamento de artigos e superfícies emclínicas de tatuagem e piercing.
Este trabalho é baseado nas normas de procedimentos em estabelecimentos de saúde, que foram elaboradas com a participação de técnicos da área de assistência e gerenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e de profissionais da indústria. O conteúdo descreve métodos físicos e químicos do processamento de artigos e superfícies e de algumas substâncias em clínicas detatuagem e piercing, além de mostrar um resumo rápido do procedimento de tatuagem e piercing em si.
Assim, tem-se como objetivo proporcionar aos profissionais a possibilidade de esclarecer dúvidas , bem como colocar em prática as especificações apresentadas, optando pelo que melhor se adapte às condições de cada clínica.
Durante anos as profissões de tatuador e de bodypiercer vêm ficando á margem eaté mesmo numa certa clandestinidade, por não terem uma regulamentação e fiscalização adequada.
Com o crescimento do setor temos a necessidade de formalizar os procedimentos, até porque o número de pessoas que se colocam dia a dia neste mercado é muito grande, e há um grande risco de que com um atendimento sem um conhecimento dos procedimentos que devem ser tomados, sejam causados problemas quenos afetariam como um todo.
O manual foi formulado adequando normas de biossegurança usadas na área de saúde ao nosso segmento de trabalho, analisando nossas necessidades específicas, sem no entanto complicar a vida do profissional.
















Parte 1 – Higiene do estúdio


1 – Superfícies

As superfícies fixas ( pisos, paredes, tetos, portas, mobiliários, equipamentos edemais instalações) não representam risco significativo de transmissão de infecção para clinicas de tatuagem ou piercing.
Sabe-se que as infecções devem-se, primordialmente, aos fatores inerentes ao próprio paciente( idade, condições clínicas e nutricionais, etc.) e, majoritariamente, e ao procedimento a que o paciente é submetido, ou seja, quanto mais extenso for o trabalho, mais vulnerávelficará seu organismo.
É desnecessária a desinfecção de paredes, corredores, pisos, tetos, janelas, portas, a menos que haja respingo ou deposição de matéria orgânica, quando é recomendada a desinfecção localizada. Existem locais e mobiliários que podem constituir risco de contaminação para pacientes e pessoais, pela presença de descarga de excreta, secreção ou exsudação de material orgânico. Esteslocais necessitam de descontaminação antes ou concomitante à limpeza.
As superfícies que estiverem com presença de matéria orgânica em áreas críticas, semi-críticas e não-críticas deverão sofrer processo de desinfecção ou descontaminação localizada e, posteriormente, deve-se realizar a limpeza com água e sabão em toda a superfície, com ou sem auxílio de máquinas. Nestes procedimentos usar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manual procedimentos
  • Manual procedimentos
  • Manual de procedimentos
  • manual de procedimentos
  • Manual de procedimentos
  • Manual de procedimentos
  • Manual de procedimentos
  • MANUAL DE PROCEDIMENTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!