Manifesta Es Populares No Brasil

Páginas: 7 (1745 palavras) Publicado: 2 de maio de 2015


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL



VALDOMIRA DE ALMEIDA SANTOS







Manifestações Populares















Várzea Grande
2014

VALDOMIRA DE ALMEIDA SANTOS












Manifestações Populares







Trabalho interdiciplinar em grupo apresentado ao Curso Serviço Social quinto semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Prof. Prof. Gleiton Lima; Giane Albiazzetti;Rosane Malvezzi; Rodrigo Trigueiro.









Várzea Grande
2014


Sumário
1. - Introdução...........................................................................4

2. –Manifestações Populares;................................................5

3. – Conclusão..........................................................................9

4. – ReferênciasBibliográficas............................................10


1. Introdução
Um ciclo de protestos,não é a primeira vez que o Brasil acorda com protestos e manifestações em várias cidades. Protestos estes em que buscam reivindicar algum tipo de mudança político-institucional.Dadas às mudanças institucionais, há um período de acomodação. Novos atores na prática político-corporativista do Estado – muitas vezes saídos daquelas manifestações.Algumas manifestações ocorridas antes no Brasil: Revolta da vacina, de 10 a 16 de novembro de 1904 (República Velha), Uma revolta dupla – dos militares e do povo. “O povo da cidade do Rio de Janeiro rebelou-se contra a lei que tornava a vacinação obrigatória, criada pelo sanitarista Oswaldo Cruz.”. Juntaram-se a eles os alunos da Escola Militar da Praia Vermelha; Greves operárias do início doséculo 20. Até o início do século 20, não havia direitos trabalhistas: os salários eram baixos, a jornada de trabalho era enorme, havia o emprego maciço de mão de obra infantil; Passeata dos 100 mil, 16 de junho de 1968, Uma manifestação popular de protesto contra a ditadura militar, organizada pelo movimento estudantil e com a participação de artistas, intelectuais, setores da Igreja e outros dasociedade brasileira.
As mobilizações populares no Rio de Janeiro, no período imediatamente após a Proclamação da República de 1889. À eclosão do Golpe civil-militar de 1964 e do Regime dele decorrente, bem como toda a efervescência ocorrida no ano de 1968, como a “Passeata dos Cem Mil”.Comícios das Diretas Já (1984), entre janeiro e abril de 1984, grandes comícios foram realizados no país pedindo avolta das eleições diretas para presidente, abolidas desde 1964; Impeachment de Collor (1992), Denúncias de corrupção envolvendo o presidente Fernando Collor começaram a aparecer aos montes na imprensa em 1992. Pedro Collor, seu irmão mais novo, entregou um dossiê para a imprensa com denúncias de corrupção envolvendo o presidente e PC Farias, tesoureiro de sua campanha eleitoral. 



2. ManifestaçõesPopulares no Brasil
Não é de hoje que o povo sai às ruas para pedir mudanças, protestar e mostrar sua opinião.O mês de junho de 2013 deve passar para a história do país como o mês em que ocorreram as mais importantes manifestações de ruas.
As manifestações populares que a partir de junho marcaram milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos de modoque parecem ter inaugurado uma nova fase política. 
Com as grandes manifestações populares que começaram em São Paulo com os protestos contra os aumentos das tarifas dos transportes coletivos pegaram de surpresa políticos, jornalistas, intelectuais, e o país em geral.
O país e se transformou em uma ampla demonstração de insatisfação popular, com a qualidade dos serviços públicos e com a falta deética na política.Uma característica marcante das manifestações de ruas é a ausência de lideranças e esse é um aspecto positivo.
Essas manifestações não há lideranças bem definidas assim assustando a classe política, que está acuada e aguardando o encerramento dessa onda de protestos. As pessoas perceberam o poder da mobilização que tem em mãos e começam lutar pelas pautas que efetivamente são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifesta Es Populares No Brasil
  • Manifesta Es Populares
  • Manifesta Es Populares
  • MANIFESTA ES POPULARES
  • Manifesta Es No Brasil
  • Manifesta Es No Brasil
  • Manifesta Es No Brasil
  • Manifesta Es No Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!