Manifesta Es Populares No Brasil

Páginas: 6 (1402 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
manifestações populares no brasil
O Brasil foi palco de uma das maiores manifestações já realizado nos últimos tempos. Só em São Paulo, cerca de 65 mil pessoas saíram às ruas para protestar contra no aumento da tarifa de ônibus, que subiu de R$ 3,00 para R$ 3,20. No Rio de Janeiro, cerca de 100 mil participaram da manifestação, sem contar com os atos feitos em Belo Horizonte, Belém, Brasília,Porto Alegre e outras cidades por todo o país. O MPL luta por um transporte verdadeiramente público, que sirva às necessidades da população e não ao lucro dos empresários. Assim, nos colocamos ao lado de todos que lutam por um mundo para os debaixo e não para o lucro dos poucos que estão em cima. Essa é uma defesa histórica das organizações de esquerda, e é dessa história que o MPL faz parte e éfruto.
A população manifestou o seu descontentamento, a sua rebeldia, contra o sistema destrutivo que domina a vida nas cidades. É neste sentido um levante que transcende a classe trabalhadora, porque reúne contingentes das camadas médias, dos estudantes. Há várias pesquisas feitas que mostram que algo em torno de 70% das pessoas que lá estavam marcando presença era formado por trabalhadores. Ouseja, eram jovens que trabalham. De tal modo que estas manifestações não passaram ao largo da classe trabalhadora. Outra coisa: a classe trabalhadora, digamos assim, mais tradicional, aquela que está na fábrica metalúrgica, na fábrica química, no ramo têxtil, nos bancos, naturalmente não podia sair do trabalho, parar, fazer uma greve para participar de uma manifestação de rua favorável ao passe livre.A pauta original das manifestações era o aumento da passagem do transporte publico, porem uma série de outras demandas foram se incorporando, muitos questionamentos foram feitos para tentar compreender tamanha manifestação do povo, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra o aumento das passagens, os manifestantes dizem lutar pela tarifa zero no transporte publico, eles denunciamprecárias condições de ônibus, metrô, trens e barcas, reivindica por melhores condições no transporte, contra a falta de segurança, descaso com a educação, precariedade da saúde corrupção e a impunidade, além disso, reclamam da falta de investimento do poder publico em obras de mobilidade, o que torna lento o deslocamento de casa para o trabalho, os protestos foram também contra o PEC (Proposta deEmenda a Constituição) 37, uma lei que se aprovada dificultará que agentes do Estado sejam investigados, aumentando a impunidade e a corrupção.
O discurso dos ativistas procura também denunciar suposto favorecimento das concessionárias que operam o sistema de transporte, alegando ser obscura a relação das empresas com a máquina estatal que seria obrigação do Estado gerir e subsidiar o transportepúblico. Estes jovens dependem, digamos vitalmente, das condições de vida urbanas que estão tão degradadas. Nós sabemos que o transporte público foi privatizado, que a saúde pública está degradada e que resta a alternativa dos convênios para grande parte da população, porque o SUS, embora seja um projeto importante, enfrenta escassez de recursos comparativamente com o que deveria ter. Se o paísdesse atenção central à saúde, o SUS não estaria degradado, a previdência em geral não estaria degradada. Então essas manifestações de massa questionaram essa comoditização, que é uma expressão que começa a estar presente em diversas partes do mundo. Estas manifestações, a partir de um dado momento, em que elas se tornaram manifestações de massa, passaram a ter um caráter policlassista, reunindotambém estudantes universitários que não trabalham estudantes secundaristas que não trabalham, e pais, mães, amigos dos estudantes.
Quando começou a brutal repressão da polícia, as manifestações deixaram de ser de três, quatro, cinco, dez mil, para ser de 100, 200, 300 mil manifestantes. A partir deste momento, houve um alargamento da base social das manifestações. Porém, e isso é vital, estas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifesta Es Populares No Brasil
  • Manifesta Es Populares
  • Manifesta Es Populares
  • MANIFESTA ES POPULARES
  • Manifesta Es No Brasil
  • Manifesta Es No Brasil
  • Manifesta Es No Brasil
  • Manifesta Es No Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!