Manifesta es populares no brasil

Páginas: 7 (1595 palavras) Publicado: 10 de maio de 2015










































































SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................3

DESENVOLVIMENTO........................................................................4

CONCLUSÃO.....................................................................................9REFERÊNCIAS................................................................................10

APÊNDICES.....................................................................................11





INTRODUÇÃO
De forma rápida, podemos citar as mobilizações populares que varreram o Brasil, especialmente na então Capital, o Rio de Janeiro, no período imediatamente após a Proclamação da República de 1889(Revolta da Vacina, as Revolta da Armada e um sem número de outras revoltas e motins e por razões variadas), passando pelas movimentações verificadas anteriormente à eclosão do Golpe civil-militar de 1964 e do Regime dele decorrente, bem como toda a efervescência ocorrida no ano de 1968, como a “Passeata dos Cem Mil” e a revolta por ocasião do assassinato do Estudante Edson Luis de Lima Souto,secundarista de 16 anos, ocorrido no dia 28 de março de 1968, durante a invasão feita pela polícia no Restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro.
As manifestações que ocorrem no Brasil já são consideradas como as maiores de todos os tempos. No começo do ano de 2013, uma série de manifestações populares ocorreram nas ruas de centenas cidadesbrasileiras. Tendo inicialmente como foco de reivindicação a redução das tarifas do transporte coletivo. A violência policial aos atos também contribuiu para que mais pessoas fossem às ruas para garantir os direitos de livre manifestação.

DESENVOLVIMENTO

Nos últimos meses, uma onda revolucionária, iniciada por jovens e que posteriormente ganhou a adesão popular, começou a se propagar em boa parte doterritório brasileiro, contando também com o apoio estrangeiro. As manifestações, que muitas vezes são encerradas com violência acarretadas por vândalos infiltrados, são ocasionadas por diversos fatores. No principio, as mesmas eram motivadas pelo descontentamento do povo com o aumento do preço das passagens de ônibus, mas, com o tempo, viraram uma luta contra os problemas sociais e a corrupção.
Ogoverno de alguns estados, no inicio do mês de junho, anunciou o aumento das tarifas do transporte público em cerca de 10 a 20 centavos, dependendo da região. Esse acréscimo foi o que ocasionou o inicio das insatisfações dos cidadãos e depois de nomeada tal atitude como injusta, inoportuna e absurda, sendo que os transportes públicos não são de qualidade, o povo foi às ruas lutar por seus direitos.Contando com a ajuda das redes sociais o movimento ganhou força e popularidade, sendo que hoje muitas atitudes boas, como a limpeza por parte dos manifestantes da depredação de vândalos, e ilícitas, como a invasão do Instragam da presidenta Dilma, foram tomadas.
Mas se engana quem pensa que toda essa onda revolucionaria é mantida apenas pelo desejo dá redução decentavos, ainda mais por que em alguns estados a tarifa já foi reduzida. A sociedade foi às ruas para pedir melhores condições de saúde, educação, não a PEC 37, que há poucos dias foi revogada, etc. E, além disso, o fim da corrupção, que segundo pesquisas, o Brasil perde cerca de 40 a 80 bilhões de reais com esse crime anualmente, recentemente intitulado como hediondo, sendo que esse dinheiro deveria serdestinado a benefícios á população.
Muitos desses protestos ocorridos no país sucederam de forma pacífica, entretanto na maioria deles o resultado foi dano ao patrimônio público, pois algumas pessoas acreditam que só serão ouvidas se o governo sofrer alguma degradação, e privado, confronto com a policia, que geralmente rende muitas pessoas machucadas e até mortes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifesta Es Populares No Brasil
  • Manifesta Es Populares No Brasil
  • Manifesta Es Populares
  • Manifesta Es Populares
  • MANIFESTA ES POPULARES
  • Manifesta Es No Brasil
  • Manifesta Es No Brasil
  • Manifesta Es No Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!