logistia

Páginas: 7 (1565 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Qualidade x Produtividade




















André Reis Dórea de Abreu
deloco2011@live.com
Diogo Ernesto da Silva
d.ernesto@mazdanet.com.br
Guilherme Rodrigues Duarte
gle_rodrigues@hotmail.com
Kellma Barbosa de Souza
kellma@sumaresports.com.br
Marcel Mares Lacerda
marcel.mares@terra.com.br
Mariane dos Santos
mariane.santos@cillie.com.br
Mielli LopesVarjão
m.lop_es@hotmail.com
Raulenson Pereira de Lima
raulenson.lima@ext.saint-gobain.com
Thiago da Cruz Gomes
kaos_thi@hotmail.com
Wagner Vital de Sepulvida
wagner.sepulvida@hotmail.com


























Qualidade x Produtividade

A constante evolução do mundo moderno e principalmente o desenvolvimento rápido da tecnologia, fizeram com que se abrisse um canalfluente de informações como, por exemplo, o computador, a televisão, a telefonia entre outros.
Com a informação o cliente passou a ficar muito mais exigente e conhecedor de seus desejos, como também as empresas descobriram mais rapidamente o que seus concorrentes estão fazendo de melhor.
Surge então a busca contínua de uma qualidade melhor, maior produtividade e menores custos, para alcançar umimportante objetivo: a competitividade.
O conceito de qualidade resume em fazer certo da primeira vez... sempre e em um conjunto de características contidas num serviço que, de acordo com as especificações, atende e, por vezes, supera as expectativas dos clientes.
Sempre que o cliente fica satisfeito com o produto ou serviço, a qualidade foi alcançada.
Produtividade é a redução do tempo gastopara executar um serviço, ou o aumento da qualidade de produtos elaborados, com a manutenção dos níveis de qualidade. É o máximo da produção que a qualidade permite.
Sendo que produtividade diz respeito à mão de obra, máquinas, equipamentos, redução de custos, mercados, menor número de colaboradores em ação, é a capacidade de produzir mais com menos recursos, e a qualidade dos produtos ouserviços é um pré- requisito para a sobrevivência das empresas.
A visão “Planejamento Estratégico” entre tantos fatores consiste em estabelecer a cultura na empresa e assegurar sua direção, manter vantagens competitivas sobre os concorrentes, crescer e tornar-se líder de mercado e para conseguir essa posição é necessário garantir produtividade com qualidade, já que os clientes estão cada vez maisexigentes alinhando preço à garantia dos produtos e serviços.
Quando incorporada às empresas, se desenvolve um sistema de gestão, que define processos, identifica habilidades específicas, avalia máquinas e equipamentos, analisa ferramentas, elimina desperdícios, passando a ser uma empresa lucrativa e reconhecida no mercado pelos seus produtos e serviços.
O futuro das empresas depende da evoluçãoconsciente da inovação de seus produtos e serviços aliada à produtividade com qualidade.
Quando um cliente recebe um produto, a primeira coisa que ele irá perceber é se entrega está ou não nos prazos e nas condições estabelecidas. Somente depois é que ele visualizará o produto.
Desta forma, os processos logísticos precisam estar inteiramente alinhados com os processos flexíveis da indústria, isto é,eles devem ser também flexíveis. Além de entregar no prazo e com a qualidade desejada, a logística deve ser capaz de atender às diferentes demandas do mercado.
A empresa pode oferecer um excelente produto, mas se o preço não for competitivo, não haverá chance. Logo, produtividade pode ser entendida como qualidade ao preço adequado. Na maioria das situações, busca-se o equilíbrio, com a presençados dois elementos: um que empurra o preço do produto para cima (maior qualidade) ou ajudam a diminuir (maior produtividade). Raras exceções aplicam-se a esta regra, mas ainda assim são interessantes de serem analisadas.
O primeiro caso é de produtos feitos de baixo valor agregado, baixo custo e uma qualidade inferior (produtos de 2ª linha). Neste caso prefere-se a eficiência (produtividade) a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • logistia
  • Logístia
  • Logistia
  • Logistia Empresarial
  • Tcc tecnologia em logístia
  • ATPS LogistiA Etapa 3 e 4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!