livro razao

Páginas: 2 (399 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A Resolução n. º 684/90, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade, estabelece que a empresa que tiver unidade operacional ou de negócios, quer com filial, agência, sucursal ou assemelhada, eque optar por sistema de escrituração descentralizado deverá ter registros contábeis que permitam a identificação das transações de cada uma dessas unidades, a escrituração de todas as unidades deveráintegrar um único sistema contábil, sendo que o grau de detalhamento dos registros contábeis ficará a critério da empresa.

As contas recíprocas relativas às transações entre matriz e unidades, ouvice-versa, serão eliminadas quando da elaboração das demonstrações contábeis. As despesas e receitas que não possam ser atribuídas às unidades serão registradas na matriz, enquanto o rateio dedespesas e receitas, da matriz para as unidades, ficará a critério da administração.

O método utilizado para a escrituração contábil é o método das partidas dobradas, desenvolvido pelo frade Luca Pacioliem 1494, neste método todo lançamento deverá conter a origem e o destino do mesmo, ou seja, para todo débito haverá um crédito de mesmo valor, ou vice-versa.
1.1 Livro razão

Após lançamento noDiário, o registro contábil é desdobrado e lançado, conta por conta, em um livro ou jogo de fichas denominado Razão.

A sua escrituração deve ser individualizada e obedecer à ordem cronológica dasoperações, sendo dispensável o registro ou autenticação do livro ou fichas, e o seu preenchimento devem obedecer ao método das partidas dobradas.

O lançamento no livro Razão é muito importantepara as empresas, pois, com a totalização individual das contas, possibilita saber a qualquer momento, o saldo de cada uma delas. Com esses dados fornecidos através da escrituração do livro razão, temoso controle do patrimônio, e essas informações trazem resultados positivos para melhor administrar as organizações empresarias.

1.2 . Livro diário

O livro diário assim como o razão são os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • livro razão
  • livro razao
  • Livro razão
  • livro razao
  • livro razao
  • Livro razão
  • Livro razão
  • escrituração manuscrita do livro razão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!