Arcellor

Páginas: 8 (1794 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014









1 INTRODUÇÃO
Maior produtora de aços planos e longos da América Latina, a Arcelor Mittal opera 29 unidades industriais em quatro países - Brasil, Argentina, Costa Rica e Venezuela – que, juntas possuem capacidade anual de produção de 15 milhões de toneladas de aço.
Além de produzir e transformar aço, a empresa atua em segmentos complementares como mineração, geração deenergia para uso próprio, reflorestamento, produção de carvão vegetal, serviços e tecnologia da informação.
A Arcelor Mittal reúne as unidades da Arcelor Mittal Aços Longos e Arcelor Mittal Aços Planos, produzindo aço de qualidade diferenciada para as mais diversas aplicações – automóveis, eletrodomésticos, embalagens, construção civil e naval, entre outras.

2 IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
Emissões deCO2
Poeira
Resíduos gerados na produção

1.
2.
3. MEDIDAS MITIGATÓRIAS PARA REDUÇÃO DOS IMPACTOS
Um dos principais desafios da atividade siderúrgica é atuar no sentido de mitigar os impactos inerentes ao tipo de operação.
Para assegurar o equilíbrio entre a produção industrial do aço e o uso dos recursos naturais, a ArcelorMittal desenvolve processos que diminuem o impacto àbiodiversidade em seu entorno e busca modernizar suas instalações, recircular quase que a totalidade da água que utiliza e reciclar os resíduos de sua produção. Além disso, promove projetos de educação ambiental e previne a poluição monitorando o meio ambiente e enfocando o uso correto do aço, um material quase 100% reciclável.

Créditos de Carbono

No início de 2009, a ArcelorMittal concluiu o processo decomercialização de créditos de carbono gerados pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. Os créditos - validados pela Organização das Nações Unidas - foram obtidos com recuperação do gás gerado na aciaria da ArcelorMittal. Ao longo de 10 anos, esse processo evitará a emissão de aproximadamente 500 mil toneladas de CO2.
O sistema de barcaças, que realiza o transporte debobinas de aço entre as unidades Tubarão (ES) e Vega (SC), também já foi enquadrado como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Em uma rota marítima de 1.170 quilômetros, as barcaças não só reduzem custos em cerca de 60% mas também constituem um meio de transporte mais limpo, pois o sistema de cabotagem emite menos gases causadores de efeito estufa do que o modal rodoviário.
Cinturão Verde
O cinturãoverde da ArcelorMittal é uma barreira natural que reduz a velocidade do vento e evita o arraste da poeira. Implantado desde 1983, hoje é formado 2,6 milhões de árvores de 166 diferentes espécies, com altura de até 18 metros.
Emissões

A ArcelorMittal procura reduzir suas emissões de CO2 analisando e reestruturando processos industriais, podendo ou não gerar créditos de carbono. Os programas deMecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), contudo, estão contemplados na Política de Gestão Ambiental. Esses programas estão alinhados com as recomendações do Protocolo de Kyoto e se relacionam com a redução da emissão de gases poluentes, conhecidos como Gases de Efeito Estufa.
Os projetos que visam a reduzir as emissões de CO2 são:
Cogeração de energia elétrica pelo processo Heat RecoveryCogeração de energia elétrica pela recuperação de gases de aciaria
Transporte de bobinas por barcaças oceânicas
Redução das Emissões de Metano nas Unidades de Produção de Carvão
Injeção de Finos de Carvão Vegetal no Alto Forno
Uso de Gás de Alto Forno no Forno de Reaquecimento de Tarugo
Uso de biomassa renovável em altos-fornos a carvão vegetal
Programa Produtor Florestal

Figura 1 – Gasesdestruidores da Camada de Ozônio


Co-Produtos

Os resíduos gerados no processo de produção de aço são transformados em co-produtos.
A escória de aciaria, um resíduo inerente à produção de aço, já vem sendo usado como ferramenta de promoção social e de combate à degradação do meio ambiente pelas unidades de negócio da ArcelorMittal.
Em 2008, a ArcelorMittal Tubarão obteve certificações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tidir 2014 arcellor mittal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!