Literatura de cordel

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Literatura de cordel
Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impressoem folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmenteos folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiropode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas,recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. Parareunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro.

Xilogravura é a técnica de gravura na qual seutiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
É uma técnica em que se entalha namadeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final doprocesso é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ouqualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a xilogravura de topo.
A xilogravura popular é uma permanência do traço medieval da cultura portuguesa transplantada para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura do Cordel
  • Literatura de cordel
  • Literatura de cordel
  • Literatura De Cordel
  • literatura de cordel
  • literatura de cordel
  • Literaturas de cordel
  • Literatura de cordel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!