LITERATURA DE CORDEL

402 palavras 2 páginas
FACULDADE SANTA FÉ
CURSO: LETRAS ESPANHOL / 5° PERÍODO
PROFESSOR: ELVIS VILELA
ALUNA: ANA TERESA LIMA
DISCIPLINA: SEMINÁRIO TEMÁTIO V

OBJETO DE ESTUDO: A literatura de cordel com o propósito de incentivar o gosto pela leitura desde a infância.
PROBLEMA: Como a literatura de cordel pode oferecer condições para que desde a infância os indivíduos possam se comunicar de forma clara e precisa sobre os diferentes assuntos que podem vir a ser tratados através dos textos?
OBJETIVO GERAL: Analisar sobre quais aspectos a literatura de cordel influencia na infância como suporte para desenvolver as capacidades de leitura e escrita do sujeito acompanhando seu desenvolvimento cognitivo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Apresentar à criança a cultura nordestina através da literatura de cordel.
Capacitar a criança sobre o conhecimento da linguagem da literatura de cordel para que haja um entendimento e valorização da cultura nordestina.
Possibilitar um olhar crítico através da leitura cordelista para que faça uma relação da literatura com a realidade. HIPOTESES: Inserir a literatura de cordel nas escolas, desde ensino de alfabetização, para que a criança possa desenvolver as habilidades que a leitura existe e ao mesmo tempo aprender sobre a cultura nordestina.
Fazer com que as crianças consigam através dos cordéis visualizarem uma realidade que pode ser a delas. E com isso fazer uma comparação.
REFERENCIAL TEÓRICO: A teórica Ângela Kleiman afirma que é preciso oferecer às crianças a chance de conhecer o mundo da leitura de forma prazerosa e convidativa. Portanto é dessa maneira que o incentivo a leitura desempenha o papel fundamental de conduzir as crianças para um novo e desconhecido mundo.
Ingedore Koch acredita que a literatura de cordel consiste em um viés social que aborda diversos temas de teor social, ocasionando, assim, uma prática da leitura que se volta para a formação da consciência crítica e que leva o aluno sobre o dizer do outro.
Logo, o fato da literatura

Relacionados