Lingua

Páginas: 3 (513 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O que significa socialismo?
Socialismo é um regime político no qual todas as pessoas tem o mesmo acesso a tudo que é produzido no país, ou seja, a produção é dividida igualmente entre toda apopulação.
O Socialismo é um sistema político onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existe o direito à propriedade privada destes meios de produção e, as desigualdades sociaisseriam pequenas e a taxa de analfabetismo chegaria quase 0%, pois seria um sistema de transição para o comunismo - onde não existiria mais Estado nem desigualdade social - portanto o Estado socialistadeveria diminuir gradualmente até desaparecer.

A expressão socialismo foi consagrada por Robert Owen em 1841, terá sido pela primeira vez utilizada com uma certa precisão por Pierre Leroux, em 1831,seguido de Fourier, 1833, depois de começar a circular por volta de 1820.

Ao longo de décadas, o chamado Socialismo real alterou profundamente a semântica do termo "Socialismo", que hoje éerroneamente associado por alguns ao totalitarismo e ao desrespeito a certos direitos humanos. O desafio que enfrentam alguns teóricos de hoje é associar a idéia de socialismo à democracia e devolver valoreshumanísticos em seus ideais, que apesar de serem incluídos na teoria marxista original, nunca foram postos em prática. De fato, atualmente, muitas correntes de pensamento divergem acerca dosocialismo. Algumas não crêem que as experiências taxadas de socialistas (URSS sendo o maior exemplo) possam realmente ser assim consideradas, por não terem se mantido fiéis a proposta dos pensadores originais- já que os meios de produção pertenciam ao Estado controlado por burocratas e não ao povo trabalhador. Além disso, o Estado aumentou ao invés de diminuir e ainda havia salários e, portanto, aexpropriação da mais valia, fonte de lucro da burguesia. Deste modo, não acabou a exploração e sim modificou-se quem explorava, conservando os mesmos instrumentos de exploração do capitalismo, a mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linguas
  • Linguas e linguas
  • lingua
  • lingua
  • Lingua
  • lingua
  • Língua
  • lingua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!