2 - As estrategias atuais adotadas pelas empresas empreendedoras oriundas de incubados analise de sua adequacao empresarial e ambiental - revisao na

Páginas: 37 (9120 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
17

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1.

Revisão da Literatura

A pesquisa bibliográfica permitiu verificar que, apesar de existirem vários trabalhos publicados que mencionam a atividade empreendedora, nenhum deles explorava a questão da adequação estratégica para este tipo de empresa, embora este tema seja essencial para um desempenho sustentável em qualquer tipo de organização. Isto motivou ainvestigação do assunto. Notadamente, a partir da década de 1980, centenas de livros e artigos têm sido publicados anualmente sobre o tema empreendedorismo. Segundo Filion (2001, p.17) o empreendedorismo enquanto campo do conhecimento, à primeira vista, traduz uma excepcional diversidade conceitual. Porém, a partir de uma análise mais profunda dessa diversidade, foi possível demonstrar que ela nãoé de fato tão grande como aparenta. Desde o fim da década de 1990 testemunhamos uma grande evolução de cursos e programas sobre a formação de empreendedores no Brasil em quase todos os níveis educacionais. Nas universidades este fenômeno decorre, sobretudo, de uma necessidade cada vez maior de preparar os alunos para enfrentar um mercado de trabalho onde não há mais garantias de emprego ou deestabilidade, numa economia de mudanças provocadas principalmente pela globalização do mercado. A Universidade de São Paulo – USP – começou a oferecer o curso de empreendedorismo em 1984, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. A partir da década de 1990, diversas universidades criaram a disciplina de empreendedorismo em seus cursos, sendo inserida também nos cursos de Master inBusiness Administration – MBA –, e programas stricto sensu.

18 Na literatura recente, há muitos trabalhos sobre o intraempreendedorismo, aquele que permite, e até incentiva, a inovação dos funcionários dentro da própria organização em que trabalham. Soares (2004) elaborou um estudo que tem como título: “A influência das organizações na formação de certas competências do empreendedor”, onde aautora busca identificar:
“como a experiência dos indivíduos como empregado nas organizações, contribuem para que eles desenvolvam certas competências de empreendedor necessárias para atuar em suas profissões na condição de autônomos, sem vínculo empregatício com as empresas clientes, ou como diretores de seu próprio negócio” (SOARES, 2004, p.19).

Iwai (2002) trata da combinação de recursosnecessários ao empreendedor pioneiro, como mecanismo de defesa contra seus rivais, para lhe assegurar um lucro acima destes. Cella (2002) busca identificar os fatores relacionados ao sucesso de um empreendedor rural, onde o foco acaba se voltando a questões relacionadas à administração rural, e não à adequação das práticas utilizadas por cada empreendedor. O grande fator de sucesso foi atribuído, entreoutros, à obtenção do nível médio de escolaridade, o que se torna uma característica muito voltada ao empreendedor rural, onde o índice de analfabetismo é elevado. Macedo (2003) elaborou um estudo do perfil empreendedor em empresas familiares, tendo como principal objetivo identificar os fatores responsáveis pela sobrevivência de empresas familiares, através da análise do perfil de seusempreendedores. Conclui que não é possível fornecer uma receita de sucesso, com todas as características que farão um empreendedor de uma empresa familiar ter êxito em seu negócio. Segundo Veloso (2000) 80% dos pequenos empreendimentos familiares não alcançam 5 anos de vida, índice este muito acima das empresas nascidas em Incubadoras, que é estimado em torno de 30% no Brasil (ARANHA, 2002). Cielo (2001)busca identificar o perfil do pequeno empreendedor de sucesso através de um estudo realizado com os tomadores de Crédito do Programa de Geração de Emprego e Renda – PROGER, e conclui que o empreendedor de sucesso se forma através de um aprendizado constante que precisa de algumas orientações e permanentes correções de rumo, mas não aponta quais características nem um fator estratégico dominante....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise das estratégias adotadas em empresas hoteleiras no centro de florianópolis
  • PRATICAS AMBIENTAIS ADOTADAS PELAS EMPRESAS
  • Trabalho de Análise de Estratégia Empresarial em pequenas empresas
  • Av 2
  • atividade 2
  • Análise de estratégia empresarial
  • analise estrategia empresarial
  • Análise de Estratégia Empresarial da Danone

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!