Limagem

Páginas: 6 (1448 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014
SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA















PROCESSOS DE FABRICAÇÃO


JOSÉ GUILHERME LUCAS
MATHEUS SCALVI











Chapecó, 12 de maio de 2014.
JOSÉ GUILHERME LUCAS
Matheus Scalvi













PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

Trabalho apresentado às Unidades Curriculares do módulo básico do cursoTécnico em mecânica como requisito parcial para aprovação.













Chapecó, 12 de maio de 2014.

RESUMO



É redigido depois que todo o restante do trabalho estiver pronto. Proporciona ao leitor uma visão geral e sintetizada do trabalho.




























SUMÁRIO


































1INTRODUÇÃO

Falar sobre o trabalho, abordar a temática, a importância de se pesquisar sobre o tema. Também é muito importante colocar o objetivo do trabalho. Espera-se no mínimo, três parágrafos de introdução.
Obs.: Não utilizar primeira pessoa (Ex. meu trabalho), e sim o impessoal, ou seja, este trabalho.


























Torneamento
Torneamento é a combinação dedois movimentos: rotação da peça e movimento de avanço da ferramenta. Em algumas aplicações, a peça pode ser estacionária, com a ferramenta girando ao seu redor para cortá-la, mas basicamente o princípio é o mesmo. O movimento de avanço da ferramenta pode ser ao longo da peça, o que significa que o diâmetro da peça será torneado para um tamanho menor. Alternativamente a ferramenta pode avançar emdireção ao centro, para o final da peça, o que significa que a peça será faceada. Frequentemente, são combinações dessas duas direções, resultando em superfícies cônicas ou curvas, com as quais as unidades de controle dos tornos CNC atuais podem lidar por meio de muitas possibilidades de programas. O torneamento pode ser decomposto em diversos cortes básicos para a seleção de tipos de ferramentas,dados de corte e também para a programação de certas operações.
Conforme Pacheco (2014) ”(A princípio será abordado principalmente o torneamento externo, deixando outras operações mais específicas, como rosqueamento, ranhuramento e mandrilamento, para serem discutidas posteriormente)”.
Conforme Pacheco (2014)
Torneamento geral – Usinagem em corte único – Basicamente, o torneamento geraformas cilíndricas com uma ferramenta de corte usinando com uma única aresta e, na maioria dos casos, a ferramenta é estacionária e a peça gira. Em muitos aspectos é o método de corte de metal onde a ferramenta avança em um sentido linear, gerando formas não muito complexas. Por outro lado, por ser o processo mais amplamente utilizado e que mais facilmente permite desenvolvimento, o torneamento é umprocesso altamente otimizado, exigindo cuidadosa avaliação dos diversos fatores em aplicações. Apesar de geralmente ser uma operação de corte único, o processo de torneamento varia em função do formato e do material da peça, das condições, exigências, custos etc.

Fatores esses que podem influenciar na ferramenta de corte. As ferramentas de torneamento atuais são cuidadosamente projetadas, combase em décadas de experiência, pesquisa e desenvolvimento. Da microgeometria e material da ferramenta, passando pelo formato e fixação da pastilha intercambiável no porta-ferramentas, atualmente a ferramenta cuida da dinâmica do corte do metal de uma forma que seria impensável algumas décadas atrás. Muitos dos principais que se aplicam à usinagem de corte único também se aplicam a outros métodosde corte de metal, como mandrilamento e até mesmo a usinagem rotativa multiponto como o fresamento. Há diversos tipos básicos de operações de torneamento, que exigem tipos específicos de ferramentas para que a operação seja executada de maneira mais eficiente.

Características
O processo que se baseia no movimento da peça em torno do seu próprio eixo chama-se torneamento. O torneamento é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Limagem
  • Limagem
  • LIMAGEM
  • Limagem
  • processos para Limagem
  • Introdução a Limagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!