elenilto

740 palavras 3 páginas
FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

LIMAGEM
PATRICK SPRENGER TRINDADE
TURMA 3224

Novo Hamburgo, março de 2013.

Limagem
1. INTRODUÇÃO
Na maioria dos processos de usinagem, mesmo que a precisão seja grande, ficam algumas imperfeições indesejadas que são as arestas, rebarbas e cantos vivos que se não forem retirados podem ser causa de um acidente, podem prejudicar o alinhamento, assentamento, e o esquadrejamento da peça para o processo de traçagem. Para isso, utiliza-se um processo manual realizado pelo profissional, para esse processo foi designado o nome de limagem.
A limagem é o processo que se encarrega de remover essas imperfeições manualmente, e para isso é usada uma ferramenta chamada lima. Esta ferramenta é composta pelo cabo, que pode ser fabricado de madeira ou de polímero, a espiga, e no seu corpo estão presentes dentes cortantes chamados de picado.
É geralmente fabricado com aço carbono temperado.
2. CLASSIFICAÇÃO
2.1. QUANTO AO FORMATO
As limas podem ser dividas pelo seu formato, cada uma com uma operação especificada. As limas chatas são aplicadas em superfícies planas internas e externas, com ângulo reto ou obtuso. Limas quadradas trabalham em superfície planas para rasgos internos e externos. As limas redondas trabalham em superfície côncava para pequenos raios. As limas meia-cana são utilizadas em superfícies côncavas e planas. Limas triangulares são usadas em ângulos agudos maiores que 60 o. Por último as limas faca, que trabalham em superfícies com ângulo menor que 60o.
2.2. QUANTO A INCLINAÇÃO DO PICADO
O picado presente no corpo da lima pode ter duas variações em relação a sua inclinação.
Inclinação que pode ser do tipo simples, são indicadas para uso com materiais metálicos não ferrosos como alumínio e chumbo. A outra inclinação do picado é a inclinação dupla, nela as inclinações se cruzam, é indicada para trabalhar com materiais ferrosos metálicos como aço e ferro

Relacionados

  • Horario Curso Tecnico De Mecanica 2015
    2120 palavras | 9 páginas
  • Romantismo 1
    250 palavras | 1 página
  • Sistema alternativo para aumento da segurança de ocupantes de automóveis
    2706 palavras | 11 páginas
  • projeto escolar
    9281 palavras | 38 páginas