Limagem

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
 3.2.1 - LIMAGEM
Movimento continuo ou alternativo num processo de usinagem, destinado à obtenção de superfície planas, curvas, rebaixos e furos em concordância ou não com o auxilio de limas. A limagem acontece juntamente com o movimento alternativo de ida sob pressão considerada. Na volta, provoca-se, paralelamente, avanços laterais e de recuo mútuo, já com leve pressão

Pode-se afirmar, nalinguagem de um leigo, que existem tipos diferentes de lima:
1) para superfície curva ou convexa;
2) para limar uma superfície curva ou côncava;
3) para lima ruma quina; para limar uma ranhura em entalhe ou um orifício quadrado ou redondo, etc.

Critério para a escolha da ferramenta
Classe de metal ou material que se usina, formato, dureza do objeto ou da peça que sevai limar, à colocação,tamanho e acabamento da superfície, canto ou entalhe, ranhura ou orifício que se quer limar. A quantidade de metal que se deve ser rebaixada, assim como ao espaço de tempo disponível para removê-lo, o grau de precisão requerido. Todas estas condições estão intimamente relacionadas ao tipo, tamanho, material da ferramenta, picado da lima, grau de corte e condições de usinagem. O conjunto dasirregularidades microgeométrica (rugosidade) esta muito entranhado na operação do ajustador. O ajustador não pode se prender apenas à tarefa de atingir uma medida (tolerância dimensional) e uma forma exigida pelo projeto. A qualidade de rugosidade de uma superfície deve ser considerada, levando em conta vários requisitos como: preço, vida útil, aspecto visual da superfície. O ajustador, levando emconta as exigências do projeto, fará a escolha da lima tomando com base a classificação:

Bastarda
- para acabamento de desbastes;
Bastardinha
- para aplainamento;
 Murça
- para acabamento liso.

Condições de limagem
As condições de usinagem, no entanto devem ser a primeira orientação para maior desempenho da usinagem que subdividimos em:

Peça parada e a lima se movimentam:
Todas asoperações de corte a frente: numa só direção, aplainamento e translimagem só se aplicam no caso da peça estar sem movimento;

Peça e lima se movimentam
No caso de peça e lima se movimentarem (limagem no torno), só se aplica limagem em numa só direção fazendo o uso de lima de ângulo longo, principalmente quando forem trabalhados com material duro. O lima murça ou serra de engenho só presta paraacabamento em materiais duros e macios, onde a pressão exercida deve ser suave, visto que em materiais macios os cavacos riscam a superfície. Deve-se considerar o sentido de corte que deve ser inverso da rotação da peca, ao mesmo tempo em que o avanço lateral da lima deve ser feito ao retorno. A planicidade de um eixo exigirá, do torneiro, uniformidade contínua dos avanços laterais e de corte,conforme a figura abaixo. Quando a limagem em torno tiver objetivo de ajustagem de eixos, pode-se fazer uso de lixas fixas sob a lima com fim de não prejudicar a planicidade do cilindro e obter polimento. Deve-se, ainda, ser considerar a velocidade de corte usada no torno visto que, para diâmetros diferentes deverá haver uma compensação na rotação.

Lima de ângulo longo
Possui as bordas lisas de modoque se pode fazer uso tanto da lima dentes de lâmina (Nicholson), como a lima para torno, ambas de ângulo longo.

Aplicações da lima
Dependendo da sua geometria, comprimentos, largura, rugosidade e sua natureza (aço carbono – vitrificada – diamantada - tungstênio), a lima pode ser usada nas mais diversas operações de ajustagem, em bancadas ou máquinas operatrizes, satisfazendo os maiscriteriosos projetos. Ela se presta basicamente para: acabamentos lisos em tornearia; aplainamento e concordância e matrizes e afiação.

Classificação geral das limas
Pode-se classificá-las de acordo com a
natureza do material
da lima em:
 
Limas vitrificadas
: indicadas para remoção de pequenas imperfeições, arredondamentos de cantos vivos, ferramentas para estampagem, assim como para melhorar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Limagem
  • Limagem
  • LIMAGEM
  • Limagem
  • processos para Limagem
  • Introdução a Limagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!