licores

Páginas: 7 (1652 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2015
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Centro de Educação e Tecnologia de CAPINZAL

TÉCNICO EM ALIMENTOS






LICORES DE FRUTAS







Adriana Vieira de Brito Petter






Capinzal – Sc
2014

1 INTRODUÇÃO

Após a descoberta do álcool e sua obtenção por destilação, por volta do século x, ele foi usado pelo homem em misturas com vegetais para finsmedicinais. Posteriormente com adição de açúcar transformou-se em uma bebida reconfortantes de luxo, e larga aceitação no século 18, o álcool tornou-se objeto consciente de prazer.
Os hippocras eram os licores consumidos até a Idade Média e sua invenção deve-se a Hipócrates. Denominados de Vinquem hippocraticum, são licores aromáticos obtidos por infusão ou maceração de produtos muito odorantes emvinhos generosos durante alguns dias, depois adicionado de tinturas após a côa e submetido a filtração.
Os licores obtidos por destilação contêm toda a parte aromática da matéria – prima empregada e são normalmente isentos de óleos essenciais livres, que em geral comunicam sabor áspero e causam turvação.
Licor é uma bebida alcoólica adocicada, caracterizada pela elevada proporção de açúcarmisturado a álcool de cereal, aromatizado por essências, frutas, raízes, sementes, ervas sendo in natura ou desidratados, que servem também para definir sabor.
As técnicas de fabricação do licor, durante muitos anos, eram formuladas artesanalmente, até serem produzidas em escala industrial, por dez processos tecnologicamente sofisticados.

2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA

2.1 História do licorA destilação da água com líquidos aromáticos é conhecida desde a Antiguidade. Mas somente em 900 a.C. os árabes inventaram a produção do álcool por meio da fermentação. É improvável, entretanto, que isto tenha ocorrido com cereais fermentados no Norte da Europa, pouco depois dos árabes.

A produção de licores aconteceu depois. No início, só adocicavam álcoois aos quais, grosseiramente, adicionavam xaropese ervas.
Além da aguardente de vinho, outros álcoois eram utilizados para fazer licores, tais como o rum. Era comum a fabricação doméstica de licores e a utilização na cozinha e confeitaria. Durante o século 19, a indústria da destilação cresceu. Surgiram no mercado muitas variedades de licores, e os caseiros começaram a desaparecer.
Os italianos sofisticaram a produção delicores. A rainha Catarina de Medicis, em visita à Itália, levou algumas receitas para a França. Luís 14, apreciador da bebida, deliciava-se com um licor de âmbar e grãos de anis, canela e almíscar.

2.2 Legislação brasileira

A legislação brasileira (decreto nº 6.871 de 04 de Junho de 2009 regulamenta a Lei no 8.918, de 14 de julho de 1994), define licor como bebida com graduação alcoólica dequinze a cinquenta e quatro por cento em volume, a vinte graus Celsius, com percentual de açúcar superior a trinta gramas por litro. Com a seguinte composição, álcool etílico potável de origem agrícola, destilado alcoólico simples de origem agrícola. Bebida alcoólica adicionada de extrato ou
substância de origem vegetal, ou de origem animal, sendo aromatizante, saborizante, corante ououtros aditivos permitido em ato administrativo complementar.
Um licor pode ser seco, fino ou doce, creme, escarchado ou cristalizado. Sendo seco com mais de trinta e no máximo cem gramas de açúcar por litro, fino ou doce com mais de cem e no máximo trezentos e cinquenta gramas de açúcar por litro, o licor creme contém mais de trezentos e cinquenta gramas de açúcar por litro e escarchado oucristalizado o que tiver açúcar em proporção de saturação ou açúcar parcialmente cristalizado.




























3 OBJETIVOS

Elaborar de formas artesanal, três diferentes sabores de licores; morango, manga e abacaxi, sendo que cada sabor deverá ter porcentagem de álcool diferente, observando a partir de análises sensoriais as diferenças entre eles....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Licor
  • licor
  • Licor
  • Licores
  • Licores
  • Licor
  • Licor Beirão
  • Licores de fruta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!