Licenciatura

Páginas: 8 (1865 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
DIDÁTICA APLICADA A GEOGRAFIA

Introdução:

A palavra “educador” tem levado pais e responsáveis a abdicar da educação em prol do professor. Sabemos que ao professor compete a tarefa de transmitir conhecimentos e estimular os alunos a busca do novo e seus questionamentos.
Para tanto o professor deve estar sempre antenado, pois não é somente a sua matéria que está em jogo e sim tudo o que arodeia e que a envolve no seu cotidiano e dos seus alunos.
Para explanar isso com uma maior clareza é usado a Didática, ou numa analogia ao futebol um esquema tático, ações que vão delinear a estratégia de ensino. 
No seu nascedouro na obra de Jan Amos Komensky, Didática Magna (1657), ela tinha o significado de "A arte de ensinar", com a postura de "como", ou seja, passando aos mestres oprocedimento de como ministrar o ensino, mas com o passar dos anos e principalmente no início do século XX, houve alterações nesses procedimentos, principalmente com a introdução de novas ciências a Didática.
Uma dessas ciências que foi acoplada à Didática, foi a Psicologia;  e que a partir de então tem início um novo rumo uma nova maneira de transmitir conhecimento, em busca da compreensão voltada aodesenvolvimento humano.
Para tanto mudamos o “como” em “para quem”, “o que” e “por que” ensinar.

...

É sabido que a prática no ensino da Geografia nas escolas, hoje, tem sido um grande desafio para qualquer educador, tendo em vista a grande disposição e variedade dos lançamentos tecnológicos como computadores, lan houses, tablets, Xbox, playstations e principalmente celulares de últimageração, faz das salas de aula, principalmente as salas de aula das escolas públicas sem o menor atrativo e interesse para um educando avido e experiente nessas áreas tecnológicas.
Sendo assim, o educador hoje, tem que ser um verdadeiro mágico, tendo que realizar verdadeiros milagres com livros e materiais didáticos diversos e uma criatividade única e revolucionária para se sobrepor a todas essasinvenções e atrativos tecnológicos.
Aproveitando se da tecnologia tão investida e presente na vida dos educandos, o educador tem que se aproveitar desses recursos áudio visuais e se fazer valer na sua disciplina. As redes sociais também tem que ser aproveitadas e é uma grande sugestão para o professor criar uma verdadeira plataforma de estudos. Montar uma sala para a sua disciplina e postar imagens evídeos explicativos permite um maior entendimento e fixação do assunto, sem contar que os alunos terão um melhor aproveitamento da internet em vista do leque de possibilidades que essa ferramenta oferece.
Para tanto, Piaget nos ensina que o educador pode se fazer valer de cada fase do educando para construir o material didático que melhor se encaixa ao seu aprendizado e para essa abordagem se faznecessário compreender todas as etapas do desenvolvimento mental de acordo com o autor, para realmente entender o que se quer estudar e a partir daí, criar instrumentos para mediar a aprendizagem do seu educando em cada fase do seu desenvolvimento. Afinal, como já dizia a historiadora Fernanda Salla (USP) “O bom material didático é aquele usado por um bom professor”.
O período, assunto do nossoartigo é o das operações abstratas ou formais. Começa em torno dos 12 e se estende até aproximados 15 anos caracterizados pelas operações intelectuais formais ou abstratas.
Na fase anterior, o educando baseia-se todas as suas operações intelectuais de forma concreta referindo se a própria realidade longe de associa-las as situações abstratas. Neste caso podemos exemplificar da seguinte forma; quandofalamos para uma criança que o seu “nariz esta escorrendo” ela logo imagina que o seu nariz tem pernas e vai sair correndo para longe. Ao tempo que, quando fazemos referência a eles se segurarem no “braço da cadeira” a criança logo imagina que sua cadeira dispõe de braços e que os mesmos irão segura-la. Entre outras frases sugestivas como quando oferecemos um saboroso “pé-de-moleque”.
No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Licenciatura
  • licenciatura
  • Licenciatura
  • Licenciatura
  • Licenciatura
  • licenciatura
  • licenciatura
  • LICENCIATURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!