Leitura e escrita: seus usos e funções

Páginas: 13 (3244 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
FACULDADE XV DE AGOSTO - FAQ

A LEITURA E A ESCRITA: SEUS DIFERENTES USOS E FUNÇÕES.
Curso de Pós Graduação em Alfabetização e Letramento
Orientadora: Professora Edna Maria De Lima Santiago Souza
1. RESUMO
Nos dias atuais estar alfabetizado é um pré-requisito para as demandas contemporâneas. Em anos passados, assinar apenas o nome e decodificar os símbolos era suficiente para realizaralgumas atividades cotidianas, principalmente votar. Hoje, saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É preciso ser capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.
Assim sendo, o papel da escola ao alfabetizar e letrar os alunosdeve estar preocupada e pautada nas ações em que o uso da escrita e da leitura, deve ser vistos como facilitadores de práticas sociais dentro e fora do ambiente escolar.
Desta forma este artigo articulará um estudo bibliográfico em que se discutam os diferentes usos da leitura e da escrita em suas mais diversas funções sociais, abrangendo o letramento com o agente deste sistema.

Palavra- chave:leitura, escrita, letramento, funções da escrita e leitura, usos sociais da leitura e escrita.
1. ABSTRACT
Nowadays being literate is a prerequisite for the contemporary demands. In years past, just sign the name and decode the symbols was sufficient to perform some daily activities, especially voting. Today, knowing how to read and write by rote does not guarantee a person full interaction withthe different types of texts circulating in society. You need to be able to not only decode letters and sounds, but understanding the meanings and uses of words in different contexts.
Thus, the role of schools to teach literacy and letrar students should be concerned and guided the actions that the use of writing and reading, should be seen as facilitators of social practices within and outsidethe school environment.
Therefore this article will articulate a bibliographic study that are discussing the different uses of reading and writing in its various social functions, including literacy with the agent of this system.

Keyword: reading, writing, literacy, reading and writing functions, social uses of reading and writing.

2. INTRODUÇÃO

Falar sobre o sistema da leitura e daescrita e os seus mais diferentes usos e funções requer entender em primeiro lugar o que seja letramento, para em seguida reconhecer suas funções e em que situações sociais elas serão utilizadas.
Diante deste fato, o termo letramento surgiu para mostrar que esta habilidade vai além do ler e escrever, pois se faz necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, demodo a cumprir as exigências atuais da sociedade, ou seja, a pessoa deve saber fazer uso da leitura e da escrita como prática social. Portanto, letrar é mais que alfabetizar, mas não podemos separar os dois processos em que o aluno primeiro tem contato com o ensino das técnicas da leitura e da escrita (a alfabetização) e desenvolvendo as habilidades que envolvem o uso da leitura e da escrita, eleadquire o letramento ao relacionar com as práticas sociais.
Nos dias atuais, estar alfabetizado não quer dizer que há o letramento ou vice versa, pois há uma intrínseca relação entre os dois, deve-se entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos e aliá-lo as diferentes ações para compreender as funções da leitura e da escrita.
Nesse sentido, procuramos mostrar as ideias dealguns autores sobre esse assunto, dando-nos uma visão mais ampla do tema letramento e entendendo como este faz relação direta com as funções e usos da escrita e da leitura.

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 – Entendendo letramento.
O termo letramento surgiu da palavra inglesa “literacy” (letrado) em decorrência de uma nova realidade social na qual não bastava somente saber ler e escrever, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O uso das mídias no processo ensino aprendizagem: leitura e escrita
  • A CONTRIBUIÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA NO USO DA ESCRITA E LEITURA
  • Funçoes da escrita
  • Funções da escrita
  • AS FUNÇOES DA ESCRITA
  • leitura e escrita
  • Leitura e escrita
  • Leitura e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!