trabalhos

Páginas: 29 (7079 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Introdução

Este trabalho destaca a importância da reforma em uma época em que o cristianismo estava sendo sucumbido pelo dogmas da igreja Católica trazendo a tona grande homens que entenderam o projeto de Deus para a humanidade Lutero,João Calvino,Teodoro Beza em busca de uma verdadeira Igreja sempre retratada como tendo abalado a unidade da igreja medieval, legando ao mundo moderno olegado de uma cristandade dividida. Quando olhamos mais de perto os séculos anteriores à reforma, porém, descobrimos uma pluralidade de formas e doutrinas eclesiais. Os reformadores protestantes, como veremos, também divergiam entre si a respeito da natureza e da função da igreja e de seu ministério. A reforma do século XVI, portanto, foi uma continuação da busca pela igreja verdadeira que haviacomeçado muito antes que Lutero, Calvino ou os padres de Trento entrassem na lista.

























A Busca pela Verdadeira Igreja

Assim como a cultura oriental foi moldada pelo budismo, pelo hinduísmo e xintoísmo a nossa cultura (modo de pensar, produzir e viver) foi e continua sendo construída pelo cristianismo. A igreja alimentava a ideologia da cristandade, ondeera um modelo cultural dominante de que se serviu para definir a sua relação com o mundo e com a sociedade. O auto conceito da igreja era de uma sociedade perfeita se achava detentora única de toda verdade configurando assim um mundo teocêntrico que, reproduzia uma teologia realística, a partir da vontade de Deus, explicava-se tudo o que acontecia no mundo,desde de infortúnios, tragédias ouprivilégios tudo era vontade de Deus.Existia também a ideia de corpo social onde a interpretação que se fazia na época levava a ideia de que a igreja seria a única cabeça pensante da sociedade,ela sabia, ela conhecia, ela era a verdade.A ideia de corpo social é uma analogia ao corpo humano,onde a cabeça pensa e o corpo obedece.assim era aplicada a igreja (cabeça) e a sociedade (corpo). 
Considerava-setambém que o mundo era mau,pecaminoso.tudo o que fosse material, carnal, mundano, era pecaminoso.o corpo era mau, fruto dessa mentalidade eram as flagelações,os jejuns intensos,renuncias, abstenções.Todas as novidades das sociedades modernas representavam um afastar-se da fonte.quando mais o mundo caminhava para as novas filosofias e idéias políticas, mais ele estava perto da catástrofe,dainevitável tragédia.estes movimentos levavam pra frente e isto, para a igreja, era uma afastar-se da origem.la na origem é que estava a verdade. A fase de transição(situações que conduziram a mudança) O que existia de social, na alta idade media, é o que podemos chamar de assistencialismo e quem realiza muito disso eram os monges, aqueles religiosos que Vivian em mosteiros.realizavam obras de ação socialdistribuindo esmolas aos mendigos,hospedagem aos peregrinos e abrigo aos camponeses. Mais não havia estratégias para tirar o pobre da pobreza, pois seria questionar ou mudar os planos de Deus.o próprio pobre se justificava na pobreza. Mas houve um momento em que a igreja superou todas essas interrogações para se encontrar com o social,com o pobre,com a dor das pessoas.isso aconteceu a partir doRerum Novarum. 
O povo tão ignorante quanto amedrontado que vivia debaixo das assas da igreja,foram necessários alguns séculos e muitos movimentos de natureza filosófica,social, política e econômica para começar a mudar esse cenário.

Wycliffe e Hus

João Wycliffe nasceu em 1328, na cidade Yorkshire. Foi mandado para igreja pelos seus pais. Estudou na Universidade Oxford, terminou doutorado deteologia em 1372. Foi um dos mestres da Universidade de Balliol College de Universidade de Oxford, capelão do rei Ricardo II. Traduziu a Bíblia do Latim para inglês, o que ficou conhecida como Bíblia de Wycliffe. Morreu no ano 1384, como pároco, depois de ter sido afastado da Universidade de Oxford pelos seus colegas e líderes eclesiásticos devido seus ensinos radicais.
Jan Hus nasceu de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!