Lei de Beer

Páginas: 15 (3608 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
RESUMO
Este relatório abrange experiências realizadas com um espectrofotômetro e diversas soluções de azul de metileno. Com estes objetos de pesquisa, determinar-se-á valores de transmitância e absorbância para a posterior comprovação da Lei de Beer.

ABSTRACT
This report covers experiments conducted with a spectrophotometer and various solutions of methylene blue. With these objects ofresearch, will determine values ​​of transmittance and absorbance for the subsequent evidence of Beer's Law.





















SUMÁRIO
1 OBJETIVO.............................................................................................6
2 INTRODUÇÃO.......................................................................................6
3 FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA.............................................................7
3.1. Lei de Beer.........................................................................................7
4 METODOLOGIA EXPERIMENTAL.......................................................9
4.1 Materiais utilizados.............................................................................9
4.2.Métodos.............................................................................................9
5 RESULTADOS E ANÁLISE DE DADOS............................................11
5.1 – Resultados.....................................................................................11
5.2 – Discussão dos resultados..............................................................16
6CONCLUSÃO......................................................................................21
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................22









1 - OBJETIVO
O experimento pretende comprovar a veracidade da Lei de Beer. Para isso, utilizou-se um espectrofotômetro para determinar os valores de absorbância (A) e de transmitância (T) de várias soluções de concentrações já estabelecidas e de três amostrasdesconhecidas. A partir disso, espera-se que os valores encontrados satisfaçam à Lei de Lambert-Beer.
2 - INTRODUÇÃO
Existem diversas formas de se determinar a concentração de uma solução. Entre elas, pode-se destacar a calorimetria e a espectrofotometria, que por meio da quantificação da absorção da energia radiante (luz), permite inferir caracterizações relativas à espécie química em estudo.
Aespectrofotometria é o método de análise óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. Ela é um instrumento analítico que se baseia na interação (absorção ou emissão) da matéria com a energia radiante. Esta se manifesta na forma de radiação eletromagnética, existente quando os elétrons se movimentam entre vários níveis energéticos. A absorção da radiação luminosa acontece noscomprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho no espectro da radiação eletromagnética.
O espectrofotômetro é um aparelho que permite a passagem de um feixe de luz monocromática através de uma solução, com isso ele mede a quantidade de luz que foi absorvida (absorbância) e a luz que atravessou essa solução (transmitância). A partir de um prisma, o aparelho separa a luz em diversosfeixes com diferentes comprimentos de onda. O espectrofotômetro permite saber qual a quantidade de luz que é absorvida em cada comprimento de onda específico.
Nas aplicações espectrofotométricas, quando se utiliza a energia monocromática em um simples comprimento de onda (λ), a fração de radiação absorvida pela solução, ignorando as perdas por reflexão, estará em função da concentração da solução eda espessura da solução. Portanto, a quantidade de energia transmitida diminui exponencialmente com o aumento da espessura atravessada – Lei de Lambert – e o aumento da concentração ou da intensidade de cor da solução – Lei de Beer. A relação entre energia emergente e energia incidente, indica a transmitância (T) da solução. Em espectrofotometria, utiliza-se a absorbância (A) como sendo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei de Beer
  • lei de beer
  • Lei de beer
  • Lei de Beer
  • Lei de Beer
  • lei de beer
  • Relatório de química lei de beer
  • Relatório do experimento da Lei de Beer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!