Direito Civil

Páginas: 2 (349 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 Introduzida ao ordenamento jurídico pela Lei nº 9.079, de 14 de julho de 1995, a ação monitória faz parte dos procedimentos especiais do Código de Processo Civil em seus artigos 1.102-A ao1.102-C, com o intuito de permitir ao credor não portador de um título executivo judicial ou extrajudicial a satisfação de seu crédito, sem uma sentença de mérito, quando não houver resistênciado devedor. É um processo de rápida e prática aplicação e de comprovada eficiência para abreviar a solução definitiva de diversos litígios.
O legislador concebe o procedimento monitório comotécnica para haver uma aceleração na realização dos direitos e como instrumento para evitar as delongas pertinentes ao procedimento comum composto no Código, sendo a ação monitória ajuizadapor, e em face de, pessoas jurídicas ou naturais, capazes ou incapazes, de direito público ou de direito privado com o objetivo de obter soma em dinheiro, coisa fungível ou determinado bem móveldeterminado. Tal procedimento não cabe a quem quer propor um fazer, um não fazer e a entrega de coisa infungível, e também não cabe para tutela de direito à coisa imóvel.
O artigo 1.102-A doCPC dispõe sobre a necessidade de o autor estar munido de documento escrito da dívida que não tenha eficácia de título executivo, pois a falta deste ou tendo ele eficácia executiva, faz comque o autor não seja merecedor de tal ação por falta de interesse de agir. O documento escrito é indispensável, afinal enseja na comprovação da existência do crédito afirmado por aquele quepretende o resultado, sendo válido para tal as declarações ou confissões do devedor em que ele reconheça a dívida ou prometa o pagamento, ou ainda que manifeste seu acordo em relação ao valor queestá sendo cobrado; também aqueles que tenham perdido a força executiva, como os cheques e notas promissórias prescritos; duplicatas acompanhadas da nota fiscal de venda de mercadorias....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito Civil: Responsabilidade Civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • DIREITO CIVIL
  • Direito Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!