recrutamento e selecao

Páginas: 6 (1468 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA
Gestão de Recursos Humanos


Carolina Morais Alves de Oliveira - RA: 2935261
Cristina Nascimento Pacheco - RA: 2919222
Mariana Nascimento Silva Dantas – RA: 1092073
Priscila Borges Ruiz – RA: 2935406
Rejane de Oliveira Dantas – RA:2919346







RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA
Gestão de Recursos Humanos


Carolina Morais Alves de Oliveira - RA: 2935261
Cristina Nascimento Pacheco - RA: 2919222
Mariana Nascimento Silva Dantas – RA: 1092073
PriscilaBorges Ruiz – RA: 2935406
Rejane de Oliveira Dantas – RA: 2919346







RECRUTAMENTO E SELEÇÃO



Trabalho de Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para aprovação da disciplina Planejamento de carreira e sucessão, sob a orientação da Professora Cibele Reis Fernandes.





1. INTRODUÇÃONo trabalho a seguir iremos entender o que é o recrutamento e seleção, e ver as novidades que nos oferecem para esse processo.
O processo de recrutar e selecionar pessoas, é fundamental para qualquer empresa, pois é nesse processo que conseguimos captar alguns talentos para a nossa organização, fazendo com que assim a empresa obtenha melhores resultados no mercado atual.
Conviver com a mudançajá se tornou rotina para nós, são muitas novidades ao mesmo tempo, e não é diferente no recrutamento e seleção, o mercado competitivo apresenta cada dia mais técnicas e inovação para esse seguimento, e é o que nós vamos ver agora.

2. CONCEITO

Segundo Ribeiro (2006), recrutamento é um sistema de informações, que visa atrair candidatos potencialmente qualificados, dos quais serão selecionadosfuturos funcionários da organização. A função do recrutamento é suprir a seleção de pessoal de matéria-prima básica, ou seja, os candidatos ao emprego.

“O homem certo no lugar certo, na hora certa.” Mais do que em qualquer outro momento da história das corporações, as pessoas e suas competências estão no centro das atenções. É a competência dos empregados a condição essencial para acompetitividade e sobrevivência das empresas.

Saber escolher os colaboradores adequados é prover os meios para se ganhar as etapas da corrida e assim se distanciar dos concorrentes.
 
Dentre os subsistemas de RH, é a atividade de Atração e Seleção que identifica e provê, interna ou externamente, as competências individuais necessárias ao alcance das estratégias organizacionais.
 
É responsabilidadede esta área planejar e implantar mecanismos que garantam um processo de atração dos talentos necessários bem como definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados.
 
Mas cabe aqui esclarecermos diferenças entre os conceitos de “Recrutamento” e “Atração”:
 
“Recrutamento” é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatospotencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.

O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadosoplanejamento.
As fontes de recrutamento podem vir de dentro da empresa ou de fora, neste caso, correspondendo à pesquisa no mercado de recursos humanos. Exemplos de fontes de recrutamento são: recomendação ou indicação de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; Sites Corporativos ou de Empregos; Escolas e Universidades; sindicatos e Associações de Classe; caçadores de talentos –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!